
Estrategia
Gestão De Pessoas
Segurança Psicológica
30 de julho de 2025
Segurança psicológica pode reverter turnover
Rotatividade de profissionais nas empresas brasileiras chega a 56%, a maior do mundo
O Brasil tem registrado a maior taxa de turnover do mundo. A rotatividade de profissionais nas empresas brasileiras chega a 56%, segundo pesquisas do setor. O índice é maior do que o de países como França (51%), Bélgica (45%) e Reino Unido (43%). Entre os vários fatores que contribuem para isso está o ambiente organizacional. Melhorar as condições do local de trabalho é uma das principais dicas dos especialistas para reverter o quadro. Porém, mais do que um conselho, o controle dos riscos psicossociais nas empresas agora passou a ser exigido por lei.
É que neste ano entrou em vigor a atualização da NR-1 — um conjunto de diretrizes criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para assegurar condições adequadas de saúde e segurança dos funcionários. Agora, as empresas brasileiras passam a ser responsáveis por garantir que o ambiente corporativo não seja uma fonte de adoecimento mental, além de ser livre de riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. As companhias têm até maio de 2026 para se adequar.
Pegando carona nessa novidade, a Revista Estratégias e Soluções (E&S) procurou Celysa Hirt, especialista em cultura organizacional, endomarketing e desenvolvimento de lideranças, e Tassia Urbano, psicóloga do trabalho, para conversar sobre segurança psicológica nas empresas.
Por onde começar? “Tudo começa com a fotografia de como está a empresa naquele momento”, afirmou Celysa. “Pode significar muitas ações ou o fortalecimento de alguns projetos, ações ou programas que já existiam dentro das organizações.” Clique abaixo para assistir ao debate entre elas sobre esse assunto, com apresentação de Soraia Fessel.
Quem publicou este artigo
Renata de Gaspari Valdejão Almeida