
Agronegócio
Inovação
23 de fevereiro de 2026
ESG como estratégia de crescimento em uma cooperativa do RS
Santa Clara equilibra responsabilidade social e ambiental com inovação
Fundada em 1911 por imigrantes italianos em Carlos Barbosa, na serra gaúcha, a Cooperativa Santa Clara é um exemplo de que é possível equilibrar o crescimento econômico com a responsabilidade social e ambiental.
De uma pequena empresa de produção de queijos, a organização evoluiu para um complexo agroindustrial com 4.800 famílias associadas, 2.800 funcionários, três laticínios, dois frigoríficos, 30 lojas, uma cozinha industrial e a produção integrada de suínos, sem perder os princípios ESG de vista.
O catálogo de produtos da cooperativa tem hoje mais de 400 itens, que abastecem a região Sul do Brasil, e sua política de sustentabilidade engloba desde programas educacionais e valorização dos cooperados até metas ambientais claras, energia renovável e tecnologias de redução de emissões.
Nesta entrevista à Revista E&S, o diretor da Santa Clara, Alexandre Guerra, explica à apresentadora Soraia Fessel como a cooperativa estrutura esse compromisso e quais impactos ele gera para seus associados, colaboradores e comunidade. Assista clicando abaixo!
Sobre o entrevistado
Alexandre Guerra é diretor administrativo e financeiro da Cooperativa Santa Clara, tem graduação em Ciências Econômicas e pós-graduação em Inteligência Estratégica e Gestão Empresarial.
Quem publicou esse videocast
Renata de Gaspari Valdejão Almeida






































