
Digital
Educação
Tecnologia
25 de agosto de 2025
Inteligência artificial corta gastos e redefine produtividade
Implantar a IA nos negócios pode ser mais fácil do que se imagina, mas exige preparação
Você entra em um carro moderno novinho, mas não ajeita o banco, não aprende a ligar o ar ou comandar o teto solar, enfim, não se preocupa em saber como usar os acessórios e ferramentas disponíveis. Você vai conseguir se locomover com o carro, mas a experiência poderia ser completamente diferente.
Essa é a descrição do especialista em inteligência artificial e experiências imersivas Fernando Godoy sobre como ele vê o uso do ChatGPT pela maioria das pessoas. Para ele, essa mentalidade, transposta para o mundo da tecnologia, contamina a inteligência artificial generativa como um todo, inclusive do ponto de vista dos usuários corporativos.
Em sua visão, isso é um reflexo do senso comum que associa a implantação de ferramentas de IA a um processo complicado e oneroso. “Mas não é”, afirma. Godoy coordena e é um dos professores do curso IA para negócios, oferecido pela Faculdade Pecege. Com carga horária de 48 horas, o curso abrange cultura de dados, aumento de produtividade e de vendas, redução de custos com IA, decisões baseadas em dados, aplicação de IA no marketing, vendas e atendimento.
A inteligência artificial, que já foi uma onda, agora é essencial para as empresas que querem alcançar altos níveis de desempenho, em qualquer área. “A gente tem que se manter curioso”, afirma Godoy. “Nunca esteve tão simples usar tecnologia”, diz. Ele adverte, porém, que é preciso se preparar.
Acompanhe esta conversa que a Revista Estratégias e Soluções, da Editora Pecege, promoveu com Fernando Godoy e fique por dentro de todas as novidades e tendências desse setor tão importante para a economia do mundo inteiro! A apresentação é de Soraia Fessel.
Sobre o entrevistado
Fernando Godoy é especialista em IA e experiências imersivas. Head de IA da dataRain, ele é fundador do GalaxiA Labs, empresa pioneira em capacitação e implementação de IA Generativa para B2B. Também atua como palestrante internacional, autor e professor de MBA.
Quem publicou este artigo
Renata de Gaspari Valdejão Almeida