
Inovação
09 de dezembro de 2025
Inovação: o novo ciclo do Parque Tecnológico de Piracicaba
Instituto Pecege assume a gestão apostando na criação de novos negócios
A partir de 2026, o Instituto Pecege assumirá a gestão do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP). Entre suas responsabilidades estarão a administração, operação, manutenção e expansão do parque, além do fomento de atividades de inovação, empreendedorismo e ciência e tecnologia. A escolha foi feita pela prefeitura por meio de um edital público que avaliou rigorosamente as propostas de diferentes instituições.
Com uma área de 2,5 milhões de m², ele faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e abriga 24 empresas. Também estão instalados no parque o Hub Piracicaba, instituições de ensino e ambientes privados de inovação, como o Pecege. O modelo da nova gestão prevê uma governança descentralizada e autônoma, sem dependência de recursos públicos.
Será um desafio e tanto, principalmente tendo em vista que uma das metas do Pecege é transformar o parque de Piracicaba em referência nacional, além de criar novos negócios. Para falar sobre essa empreitada, a apresentadora Soraia Fessel entrevistou o CEO do Pecege, Daniel Sonoda, e o gestor de inovação do instituto, Pedro Chamochumbi.
Sobre os entrevistados
Daniel Sonoda é engenheiro agrônomo e CEO do Instituto Pecege.
Pedro Chamochumbi atua como gestor de inovação, agente de desenvolvimento, ESG, cidades inteligentes e governo digital. É cofundador da AiX – Agência de Inovação.
Quem publicou este artigo
Renata de Gaspari Valdejão Almeida





























