Artigo

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

30 de setembro de 2026

As conexões neurais no processo da alfabetização: contribuições da neurociência no 1º ano do Ensino Fundamental

As Conexões Neurais no Processo da Alfabetização: Contribuições da Neurociência no 1º Ano do Ensino Fundamental

Clarice Maria de Carvalho; Mariana Domitila

DOI: 10.22167/2675-6528-202602782

Artigo derivado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com conteúdo baseado no trabalho original do aluno e adaptado ao formato editorial da Revista E&S com apoio da ferramenta ResumeAI, solução de inteligência artificial desenvolvida pelo Instituto Pecege para síntese e organização textual.

Resumo

O processo de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental foi investigado, buscando compreender as conexões neurais envolvidas. O estudo analisou esse processo a partir do diálogo entre a Psicogênese da Língua Escrita e a Neurociência da Aprendizagem. O objetivo foi compreender a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento e a aprendizagem da leitura e escrita como resultado de processos cognitivos, pedagógicos e neurobiológicos interdependentes. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentada em autores como Ferreiro, Teberosky, Lent, Dehaene e Wolf. A pesquisa articulou essa base teórica à análise de produções escritas de alunos, interpretadas como manifestações de hipóteses em construção, e não como erros. Evidenciou-se o papel crucial da mediação docente, da consciência fonológica, da neuroplasticidade e das práticas multissensoriais no desenvolvimento da alfabetização. O trabalho sustentou que a alfabetização eficaz exige a integração entre o ensino sistemático do código alfabético e experiências significativas de leitura e escrita, contribuindo para a superação de modelos reducionistas e para a formação de leitores competentes e socialmente inseridos.

Palavras-chave: Alfabetização; Ensino Fundamental I; Neurociência; Práticas pedagógicas; Psicogênese da escrita.

1. Introdução

A alfabetização constitui um dos marcos mais importantes no desenvolvimento cognitivo e social da criança, pois é por meio da leitura e da escrita que ela adquire ferramentas para compreender o mundo, comunicar-se de forma mais integral participar ativamente da vida em sociedade. Nesse processo, torna-se fundamental compreender não apenas os aspectos pedagógicos, mas também os mecanismos cerebrais que tornam a aprendizagem possível.

Nesse sentido, a neurociência aplicada à educação oferece subsídios valiosos para compreender como o cérebro aprende e como as práticas pedagógicas podem potencializar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. De acordo com Lent (2010), o cérebro humano possui uma extraordinária plasticidade, especialmente na infância, o que permite que novas conexões neurais sejam estabelecidas e reforçadas a partir das experiências vividas. Esse fenômeno, denominado neuroplasticidade, é essencial para a aprendizagem, uma vez que cada prática de leitura e escrita contribui para a formação e o fortalecimento de circuitos neurais específicos.

No campo educacional, a contribuição de Ferreiro (1999), com a teoria da Psicogênese da Língua Escrita, destacou a alfabetização como um processo ativo, no qual a criança formula hipóteses e gradualmente compreende o funcionamento do sistema de escrita. Em parceria com Ana Teberosky, as autoras demonstraram que a criança não é uma “tábula rasa”, mas um sujeito ativo que, antes mesmo da escolarização formal, constrói hipóteses sobre a natureza do sistema alfabético. Nessa perspectiva, a alfabetização é compreendida como um percurso constituído por diferentes fases (pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética), que revelam a complexidade do desenvolvimento da consciência fonológica e da compreensão do código escrito.

A neurociência, ao dialogar com contribuições de Ferreiro e Teberosky, não as anula, mas as complementa, fornecendo uma base biológica para compreender os processos de aprendizagem já identificados pela Psicogênese da Língua Escrita. Ao investigar o papel das sinapses no processo de alfabetização, é possível integrar os avanços da neurociência às práticas pedagógicas, favorecendo uma compreensão mais ampla de como o cérebro aprende e de como as metodologias de ensino podem ser aprimoradas para promover uma alfabetização significativa. Os avanços da neurociência evidenciam ainda a importância da consciência fonológica, da integração multissensorial e da memória de trabalho como elementos fundamentais para a aquisição da leitura e da escrita.

A prática docente, especialmente no 1º ano do Ensino Fundamental, pode se beneficiar desse diálogo entre ciência e pedagogia. A partir da experiência como professora alfabetizadora, observa-se que as atividades de consciência fonológica revelam habilidades cognitivas diretamente relacionadas aos achados neurocientíficos. Do mesmo modo, práticas multissensoriais como, associar leitura, escrita e movimento, favorecem maior envolvimento e retenção da aprendizagem, potencializando as conexões neurais necessárias à alfabetização. Assim, este trabalho busca articular teoria científica e realidade escolar, promovendo uma reflexão crítica sobre o processo de alfabetização. Diante desse cenário, emerge a seguinte questão norteadora: quais contribuições a neurociência oferece para a compreensão do processo de alfabetização e como essas descobertas podem orientar o trabalho docente no início da escolarização? O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da relação entre os achados da neurociência e as práticas de alfabetização desenvolvidas no 1º ano do Ensino Fundamental, evidenciando de que maneira esses conhecimentos podem auxiliar o professor na escolha de metodologias pedagógicas mais eficazes e na observação do processo individual de aprendizagem dos estudantes.

2. Material e Métodos

A presente pesquisa foi delineada com uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, visando aprofundar a compreensão do fenômeno estudado. Quanto aos objetivos, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, complementada por uma extensa revisão bibliográfica. Essa metodologia foi selecionada para permitir a análise das contribuições da neurociência ao processo de alfabetização, por meio do levantamento e da discussão de produções científicas já consolidadas nas áreas da educação e das ciências cognitivas.

A pesquisa bibliográfica foi realizada com base em obras clássicas e contemporâneas que abordam a alfabetização e a neurociência. No campo educacional, foram consultados os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1979), que desenvolveram a Psicogênese da Língua Escrita. Para a neurociência, destacaram-se as contribuições de Lent (2010) sobre neuroplasticidade, de Stanislas Dehaene (2012) acerca das áreas cerebrais envolvidas na leitura, e de Maryanne Wolf (2008), que discute a leitura como invenção cultural apoiada em circuitos neurais.

Além da fundamentação teórica, o estudo incorporou um componente empírico, baseado em observações da prática docente no 1º ano do Ensino Fundamental. Essas observações foram realizadas durante atividades de consciência fonológica, integração multissensorial e desenvolvimento da leitura e da escrita, no contexto da atuação profissional da pesquisadora. O período de coleta dos dados empíricos ocorreu durante o ano letivo de 2025.

Os participantes do estudo foram alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, cujas produções escritas constituíram o material empírico analisado. Para garantir a conformidade com os princípios éticos, não houve identificação pessoal dos participantes, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Resolução CNS nº 510/2016. Este cuidado assegurou a privacidade e o anonimato dos estudantes envolvidos na pesquisa.

A coleta de dados empíricos consistiu na reunião de produções escritas dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, realizadas ao longo do ano letivo de 2025. Essas produções foram geradas em atividades pedagógicas que incluíram reflexões sobre a escrita, bem como sequências didáticas com foco em consciência fonológica e práticas multissensoriais, visando o desenvolvimento da leitura e da escrita.

A análise dos dados empíricos foi realizada por meio da interpretação das produções escritas dos alunos. Essa técnica buscou identificar as hipóteses de escrita construídas pelas crianças, conforme os pressupostos da Psicogênese da Língua Escrita (Ferreiro e Teberosky, 1979). As produções foram compreendidas como manifestações de um processo cognitivo ativo, e não como erros, revelando os modos pelos quais as crianças elaboram suas compreensões sobre o sistema alfabético.

As produções escritas foram examinadas à luz dos referenciais teóricos da Psicogênese da Língua Escrita e da Neurociência da Aprendizagem. O objetivo foi articular a descrição das escritas com a compreensão dos processos cognitivos e pedagógicos que as sustentam, observando a convergência entre essas duas abordagens para aprofundar o entendimento do processo de alfabetização.

A organização dos dados coletados, tanto bibliográficos quanto empíricos, permitiu uma análise integrada que buscou compreender a alfabetização como um processo multifacetado. A articulação entre a teoria e a prática docente, por meio da observação das produções infantis, visou fornecer subsídios para a reflexão sobre metodologias pedagógicas mais eficazes e a observação do desenvolvimento individual dos estudantes.

3. Resultados e Discussão

A seção de Resultados e Discussão apresenta os achados da pesquisa, articulando-os com os referenciais teóricos da Psicogênese da Língua Escrita e da Neurociência da Aprendizagem, conforme delineado na metodologia. O estudo buscou compreender as conexões neurais envolvidas no processo de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, evidenciando como as descobertas da neurociência podem orientar o trabalho docente. Os resultados revelam um processo complexo e multifacetado, que transcende explicações simplificadoras e exige uma abordagem integrada para a formação de leitores e escritores competentes. A análise das produções escritas de alunos, interpretadas como manifestações de hipóteses em construção, oferece um panorama concreto da evolução da compreensão do sistema alfabético e da influência da mediação pedagógica.

A alfabetização, ao longo do tempo, deixou de ser vista como um processo meramente mecânico de decodificação de símbolos gráficos para ser compreendida sob uma perspectiva mais ampla, que integra aspectos cognitivos, sociais, linguísticos e culturais. Araújo (1996), em sua abordagem historiográfica, destaca a evolução dos métodos de alfabetização, desde a soletração na Antiguidade até o desenvolvimento de métodos sintéticos e analíticos. A partir da década de 1980, com a difusão da Psicogênese da Língua Escrita, a compreensão da alfabetização se transformou, reconhecendo a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento, que formula hipóteses e reconstrói seus entendimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita.

A teoria da Psicogênese da Língua Escrita, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1979), revolucionou a compreensão da aquisição da leitura e da escrita ao demonstrar que a criança não é uma receptora passiva de informações, mas um sujeito que interage ativamente com a linguagem escrita. As autoras evidenciaram que a alfabetização não segue um caminho linear ou mecânico, mas é um processo dinâmico de reorganizações cognitivas. A criança, mesmo antes da escolarização formal, estabelece relações com o ambiente letrado, construindo ideias iniciais sobre a função e o sentido da escrita, o que desafia a visão de uma “tábula rasa”.

Nesse percurso, as hipóteses de escrita – pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética – são manifestações do pensamento infantil diante do desafio de compreender como a escrita representa a fala. Ferreiro e Teberosky (1979) enfatizam que essas hipóteses não são etapas rígidas, mas revelam a lógica interna da criança e suas estratégias cognitivas para resolver problemas relacionados à escrita. Por exemplo, na hipótese pré-silábica, a criança já compreende que a escrita é uma forma de representação, embora ainda não estabeleça relação entre letras e sons, utilizando critérios quantitativos para a extensão das palavras.

Apesar das contribuições incontestáveis da Psicogênese, parte da literatura, como Soares e Batista (2003), aponta para o risco de leituras reducionistas que privilegiam excessivamente a dimensão social e construtiva, em detrimento do ensino sistemático de conhecimentos linguísticos específicos, como a consciência fonológica e a relação entre fonemas e grafemas. Essa oposição artificial entre abordagens construtivistas e práticas sistematizadas pode gerar equívocos pedagógicos, resultando em processos de alfabetização que não garantem o domínio consistente do sistema alfabético, o que reforça a necessidade de uma integração equilibrada.

Diante desse cenário, a prática docente fundamentada na Psicogênese da Língua Escrita exige uma postura investigativa do professor, que interprete cada produção infantil não como um erro, mas como uma expressão do nível de compreensão do sistema alfabético. O professor, nesse sentido, assume um papel central como mediador do conhecimento, organizando situações didáticas que desafiam as hipóteses das crianças e promovem reflexões sobre o funcionamento da escrita. Propostas que envolvem leitura de diferentes gêneros textuais, produção de textos e análise de palavras favorecem o avanço das hipóteses e contribuem para uma alfabetização mais significativa.

A neurociência da aprendizagem, por sua vez, não busca substituir as teorias pedagógicas consolidadas, mas complementá-las, fornecendo uma base biológica para compreender os mecanismos neurais que tornam a aprendizagem possível. Lent (2019) destaca a neurociência como uma área com grande potencial de impacto na educação, tanto conceitual quanto prático. Ao dialogar com a Psicogênese, a neurociência aprofunda a compreensão dos processos cognitivos descritos por Ferreiro e Teberosky, explicando como as experiências de leitura e escrita se traduzem em modificações estruturais e funcionais no cérebro da criança.

Um conceito central nesse diálogo é a neuroplasticidade, conforme abordado por Lent (2019) e Salomão (2021). Ela se refere à capacidade do sistema nervoso de se reorganizar e se transformar em resposta às experiências do ambiente, aos processos de aprendizagem e à memória. Aprender, portanto, implica formar memórias e alterar as conexões sinápticas entre os neurônios. Cada atividade de leitura, escrita ou reflexão sobre a língua ativa e fortalece circuitos neurais específicos, e a repetição significativa dessas experiências consolida essas redes, favorecendo aprendizagens duradouras.

A alfabetização, como um sistema externo construído coletivamente, exige que o cérebro reorganize circuitos originalmente destinados a outras funções, como o reconhecimento visual de objetos ou a linguagem oral. Esse processo de “reciclagem neuronal”, conforme descrito por Stanislas Dehaene (2012), envolve a especialização progressiva de áreas cerebrais para o reconhecimento de palavras escritas, especialmente a área da forma visual das palavras no hemisfério esquerdo. Dehaene (2025) explica que o cérebro se adapta a novas funções culturais, reutilizando predisposições antigas, o que ressalta a importância do ensino explícito das relações entre fonemas e grafemas para fortalecer os circuitos neurais da leitura fluente.

Maryanne Wolf (2008, 2022) complementa essa visão ao descrever o cérebro leitor como uma construção cultural que integra múltiplos sistemas neurais responsáveis pela visão, linguagem, memória e emoção. A autora enfatiza que a leitura competente envolve tanto a decodificação eficiente quanto a capacidade de atribuir sentido ao texto, fazer inferências e mobilizar conhecimentos prévios. Assim, a formação do leitor pressupõe a automatização do reconhecimento das palavras e experiências de leitura ricas e significativas, o que converge com a necessidade de práticas pedagógicas equilibradas, planejadas e sensíveis ao desenvolvimento infantil.

A realidade educacional brasileira, ao apresentar uma queda constante nos índices de analfabetismo, que atingiu a menor taxa histórica de 5,3% da população acima de quinze anos em 2024, contrasta com um número alarmante de analfabetos funcionais, cerca de 29% dos brasileiros na mesma faixa etária (Da Silva et al., 2025). Essa aporia é explicada pela distância entre a alfabetização mecânica, focada na decodificação, e o letramento, que envolve o uso social e crítico das habilidades de leitura e escrita. Modelos de alfabetização que privilegiam apenas a transmissão do código, sem práticas significativas, formam leitores que, embora dominem o código, são funcionalmente analfabetos.

Nesse sentido, a Psicogênese da Língua Escrita, ao demonstrar que a criança constrói ativamente hipóteses sobre a escrita a partir de interações sociais, rompe com uma concepção tecnicista, abrindo espaço para uma compreensão que articula dimensões cognitivas e socioculturais. Os aportes da neurociência da aprendizagem reforçam que o ensino sistemático do código alfabético é indispensável para a consolidação das redes neurais responsáveis pela leitura fluente e compreensão textual. A convergência entre essas abordagens indica que o desenvolvimento da leitura e da escrita se dá na interação entre o sujeito, o objeto de conhecimento e a mediação pedagógica, conferindo ao professor um papel estruturante no processo alfabetizador.

O professor, na perspectiva da Psicogênese, observa, interpreta e intervém a partir das produções dos estudantes, compreendendo cada escrita como expressão de um modo de pensar o sistema alfabético. As hipóteses infantis não são desvios a serem corrigidos, mas construções provisórias que revelam critérios e tentativas de compreensão. A neurociência da aprendizagem, por sua vez, mostra que o conhecimento sobre neuroplasticidade pode ampliar as possibilidades de ensino, permitindo ao docente combinar conhecimentos, habilidades e atitudes para aprimorar continuamente os resultados (Souza & Alves, 2017). Essa síntese entre as duas abordagens permite uma compreensão da alfabetização como um processo relacional, onde as hipóteses infantis, as intervenções docentes e as condições neurocognitivas se entrelaçam.

Análise das produções escrita

A análise das produções escritas de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, coletadas em fevereiro, maio, agosto e novembro de 2025, oferece um panorama empírico da evolução das hipóteses de escrita e da articulação entre a Psicogênese da Língua Escrita e a Neurociência da Aprendizagem. Essas produções são interpretadas como manifestações de um processo cognitivo ativo, e não como erros, revelando os modos pelos quais as crianças elaboram suas hipóteses sobre o funcionamento do sistema alfabético, em consonância com Ferreiro e Teberosky (1999).

Análise da Produção 1 – Lista de brinquedos

Na primeira produção, de fevereiro de 2025, a criança foi solicitada a registrar uma lista de brinquedos. Os registros, como “IMSLEDA” para “Bicicleta”, “UOSTNO” para “Ursinho”, “LAINS” para “Patins”, “ELE” para “Trem” e “VO KA IMIELTA” para a frase “comprei uma bicicleta para andar no parque”, são formados exclusivamente por letras organizadas em sequências variadas. Não se observa correspondência estável entre os segmentos sonoros das palavras e as grafias utilizadas, nem uma relação consistente entre sílabas e letras, embora haja clareza quanto ao uso de letras como elementos constitutivos da escrita.

Do ponto de vista psicogenético, essa produção situa a criança predominantemente na hipótese pré-silábica, com indícios iniciais de transição. A criança demonstra ter construído a noção de que a escrita é um sistema específico, distinto do desenho, e compreende sua função representativa, ou seja, que serve para nomear objetos. No entanto, a ausência de valor sonoro convencional atribuído às letras indica que a relação entre fala e escrita ainda não foi sistematizada. A variação no número de letras empregadas para representar palavras diferentes sugere que a criança opera com critérios quantitativos, atribuindo mais letras a palavras percebidas como maiores ou mais complexas, uma estratégia descrita por Ferreiro e Teberosky (1999) como característica recorrente das hipóteses iniciais.

Sob a perspectiva da Neurociência da Aprendizagem, essa produção pode ser compreendida como resultado de um momento em que as redes neurais responsáveis pela associação entre som e grafia ainda estão em processo de organização. Predomina o reconhecimento visual de símbolos, sem integração consolidada com os circuitos fonológicos, o que é esperado nessa etapa do desenvolvimento. Pedagogicamente, a análise indica a importância de intervenções que favoreçam a aproximação entre oralidade e escrita, por meio de atividades que promovam a escuta atenta, a segmentação oral das palavras, jogos sonoros e práticas frequentes de leitura e escrita mediadas coletivamente, criando conflitos cognitivos produtivos para a superação da hipótese pré-silábica.

Análise da Produção 2 – Partes do corpo

Na segunda produção, de maio de 2025, a criança foi convidada a escrever uma lista de partes do corpo humano. Observa-se, na primeira palavra, o uso de grafismos não convencionais, com curvas que se aproximam das letras “S” e “C”. Nas demais respostas, surgem grafias como “BARIHA” para “Barriga”, “QETU” para “Queixo”, “MOÔ para “Mão” e a frase “TOTUA MÃO PATESEO ETFERA EPITA” para “uso a mão para escrever, desenhar e pintar”, que guarda relação evidente com a frase-modelo apresentada.

Comparativamente à produção anterior, nota-se uma maior aproximação da escrita convencional, sobretudo em palavras recorrentes no cotidiano escolar. A criança demonstra compreender a necessidade de empregar múltiplas letras para representar sílabas mais complexas, ainda que persistam simplificações fonéticas e desvios ortográficos. Essa produção caracteriza predominantemente a hipótese silábico-alfabética, com avanços pontuais em direção à hipótese alfabética. A tentativa de escrever uma frase completa indica um avanço significativo na concepção de escrita, agora compreendida como um sistema capaz de expressar ideias mais longas e organizadas, ultrapassando o registro de palavras isoladas, o que revela desenvolvimento sintático e semântico.

Sob a ótica da Neurociência da Aprendizagem, a produção sugere maior integração entre os sistemas visual, fonológico e semântico, indicando fortalecimento das redes neurais envolvidas na leitura e na escrita. A recorrência de práticas de escrita contextualizadas contribui para a automatização progressiva desses processos. A análise aponta que a criança se beneficia de propostas que envolvam produção de frases, revisão coletiva de textos e comparação entre diferentes grafias produzidas pelo grupo, favorecendo a reflexão metalinguística e a consolidação gradual do princípio alfabético.

Análise da Produção 3 – Texto de memória (parlenda)

A terceira produção, de agosto de 2025, refere-se à escrita de uma parlenda previamente trabalhada em sala de aula. Observam-se registros como “ACASINHA DA VOVO” para “A casinha da vovó”, “AMARRADA NO CIPÓ”, “O CAFÉ ETA DEMORDO” para “Se o café está demorando” e “FATA PO” para “Com certeza falta pó”, que mantêm relação clara com a estrutura rítmica e lexical do texto original. Nessa produção, a criança demonstra maior estabilidade na representação das sílabas, utilizando com frequência mais de uma letra para representar unidades sonoras mais complexas.

Embora ainda ocorram simplificações e desvios ortográficos, a escrita apresenta características típicas da hipótese alfabética, marcada pela coexistência de estratégias silábicas e fonêmicas. A escolha de grafias próximas da forma convencional indica que a criança começa a reconhecer regularidades do sistema de escrita e a perceber que uma única letra nem sempre é suficiente para representar uma sílaba. A presença de palavras quase convencionais evidencia um avanço importante na análise fonológica da língua. Do ponto de vista cognitivo, o fato de se tratar de um texto memorizado reduz a carga de criação lexical e sintática, permitindo que a criança concentre seus esforços nos aspectos notacionais da escrita.

Esse tipo de atividade favorece a consolidação das relações entre som e grafema, fundamentais para o avanço no processo de alfabetização. Já do ponto de vista pedagógico, essa produção reforça a relevância do trabalho com textos da tradição oral, como parlendas, cantigas e poemas, que funcionam como mediadores potentes entre oralidade, memória e escrita, oferecendo à criança um contexto significativo para experimentar e refletir sobre o sistema alfabético. A memorização e a repetição contextualizada, como Vygotsky (1995) sugere para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, contribuem para o fortalecimento das redes neurais e a automatização do reconhecimento de padrões.

Análise da Produção 4 – Reescrita do texto “O caso do bolinho”

Na última produção analisada, de novembro de 2025, a criança foi solicitada a realizar a reescrita de um trecho do texto narrativo “O caso do bolinho”. Observam-se registros como “EU SO O BOLINHO REDODO” para “Eu sou um bolinho redondo”, “FOFINHO” para “e fofinho”, “DE QUER MEREXIDO” para “de creme recheado” e “NA METEGA FUI ASADO” para “Na manteiga assado”, que mantêm forte aproximação com o texto-base apresentado oralmente ou por leitura mediada. Diferentemente das produções anteriores, nota-se aqui uma correspondência mais consistente entre fala e escrita, ainda que não totalmente convencional.

As omissões e substituições de letras indicam que a criança já atribui valor sonoro às grafias, embora ainda não domine plenamente a segmentação fonêmica. A presença de palavras reconhecíveis revela um avanço significativo no processo de alfabetização. A escrita deixa de ser uma sequência aleatória de letras e passa a refletir, ainda que de forma simplificada, a estrutura sonora da língua oral. Conforme destacam Ferreiro e Teberosky (1999), esse estágio representa um momento crucial de reorganização cognitiva, no qual a criança compreende que a escrita representa a fala, mas ainda não percebe plenamente a necessidade de múltiplas letras para alguns sons.

Sob a perspectiva da Neurociência da Aprendizagem, essa produção sugere maior ativação dos circuitos relacionados ao processamento fonológico e à memória de trabalho verbal. A tentativa de manter a sequência narrativa do texto indica a mobilização simultânea de processos linguísticos, ampliando a complexidade da tarefa. Do ponto de vista pedagógico, essa análise aponta para a importância de propostas que aprofundem a consciência fonêmica, como atividades de comparação entre palavras semelhantes, identificação de sons iniciais e finais e práticas de escrita compartilhada, favorecendo a transição da hipótese silábico-alfabética para alfabética, consolidando as redes neurais de leitura e escrita.

Em síntese, os resultados da pesquisa demonstram que a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental é um processo dinâmico e complexo, que se beneficia da articulação entre a Psicogênese da Língua Escrita e a Neurociência da Aprendizagem. A compreensão da criança como sujeito ativo na construção do conhecimento, que formula hipóteses sobre o sistema de escrita, é complementada pela visão neurocientífica da neuroplasticidade e da reciclagem neuronal, que explicam como o cérebro se reorganiza para aprender a ler e escrever. A análise das produções escritas dos alunos evidenciou a progressão das hipóteses de escrita, desde a pré-silábica até a alfabética, e a importância da mediação docente, da consciência fonológica e das práticas multissensoriais para o fortalecimento das conexões neurais e o desenvolvimento de leitores competentes. Essa integração teórica e prática oferece subsídios valiosos para que o professor possa planejar metodologias mais eficazes e observar o processo individual de aprendizagem dos estudantes, superando modelos reducionistas e promovendo uma alfabetização significativa e inclusiva.

4. Conclusão

O presente estudo buscou analisar a importância da relação entre os achados da neurociência e as práticas de alfabetização desenvolvidas no 1º ano do Ensino Fundamental, evidenciando de que maneira esses conhecimentos podem auxiliar o professor. Verificou-se que a alfabetização constitui um processo complexo e multifacetado, que demanda uma abordagem integrada. A análise das produções escritas de alunos revelou a progressão das hipóteses de escrita, desde a pré-silábica até a alfabética, interpretadas como manifestações de um pensamento ativo em construção. Observou-se que a criança é um sujeito que formula hipóteses sobre o sistema de escrita, e que esses movimentos cognitivos se apoiam em processos de reorganização e especialização das redes neurais, conforme a neuroplasticidade e a reciclagem neuronal. Identificou-se o papel crucial da mediação docente, da consciência fonológica e das práticas multissensoriais para o fortalecimento das conexões neurais e o desenvolvimento de leitores competentes.

A articulação entre a Psicogênese da Língua Escrita e a Neurociência da Aprendizagem demonstrou ser fundamental para a superação de modelos reducionistas de alfabetização, que ora privilegiam a decodificação mecânica, ora negligenciam o ensino sistemático do código. Essa integração teórica e prática oferece subsídios valiosos para que o professor possa planejar metodologias mais eficazes e observar o processo individual de aprendizagem dos estudantes, contribuindo para a formação de leitores competentes e socialmente inseridos. A compreensão de que a leitura e a escrita são construções culturais que exigem a reorganização de circuitos cerebrais, aliada ao reconhecimento da criança como protagonista de sua aprendizagem, reforça a necessidade de práticas pedagógicas equilibradas e intencionais. Sugere-se que a formação continuada de professores alfabetizadores incorpore os conhecimentos da neurociência, a fim de aprimorar a compreensão sobre os mecanismos cerebrais envolvidos na aquisição da linguagem escrita e, assim, potencializar as intervenções pedagógicas.

Referências Bibliográficas

ARAÚJO, Maria do Rosário Longo Mortatti. Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 1996.

DA SILVA, André Costa et al. Analfabetismo funcional no Brasil: uma análise multidimensional e estratégias para superação. Aracê, [S. I.], v. 7, n. 9, p. e7825, 2025. DOI: 10.56238/arev7n9-059. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/7825. Acesso em: 18 dez. 2025.

DEHAENE, Stanislas. Aprender a ler: uma revolução no cérebro. Revista Mundo Escolar, 2025. Disponível em: https://revistamundoescolar.com.br/stanilas-dehaene-aprender-a-ler-uma-revolucao-no-cerebro/. Acesso em: 16 dez. 2025.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução de Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.

LENT, Roberto. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. São Paulo: Atheneu, 2019.

SALOMÃO, Laís Monteiro. Neuroplasticidade: uma abordagem neurocientífica do cérebro em transformação. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia-Bioquímica) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUSA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de; ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, V. 34, n. 105, p. 320-331, 2017. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v34n105/09.pdf. Acesso em: 18 dez. 2025.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escolhidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.

WOLF, Maryanne. A leitura, a compreensão do mundo e a democracia. Entrevista concedida ao Itaú Social. São Paulo: Itaú Social, 2 maio 2022. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/noticias/a-leitura-a-compreensao-do-mundo-e-a-democracia/. Acesso em: 16 dez. 2025.

WOLF, Maryanne. Proust e o lula: a história e a ciência do cérebro leitor. Tradução de Cláudia Belhassof. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

Artigo oriundo de Trabalho de Conclusão de Curso de Neurociência e Aprendizagem na Educação

Para saber mais sobre o curso, clique aqui e acesse a plataforma MBX Academy

Você também pode gostar

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

09 de outubro de 2026

Fundamentos para estruturação de currículos baseados em habilidades de raciocínio

Nas últimas décadas, observou-se uma transição educacional de modelos focados em conteúdo para o desenvolvimento de competências, impulsionada pela ubiquidade da informação. Nesse contexto, as habilidades de raciocínio tornaram-se pedagogicamente cruciais por embasarem a compreensão, relação e adaptação de conteúdos em cenários complexos. Com base nessa perspectiva, buscou-se consolidar um modelo detalhado das habilidades que compõem o raciocínio cognitivo, visando servir de base para a elaboração de currículos e programas pedagógicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, que envolveu uma síntese multidisciplinar de conhecimentos da filosofia da mente, epistemologia, semiótica, psicologia cognitiva e neurociência. Essa abordagem proporcionou uma visão abrangente da natureza e das funções do raciocínio humano. O modelo resultante classificou as habilidades em quatro funções cognitivas principais, subdivididas em níveis crescentes de complexidade, que acompanharam o desenvolvimento cognitivo humano. A estrutura final mostrou-se bem fundamentada e aplicável à elaboração de currículos e programas pedagógicos, oferecendo uma taxonomia de habilidades do raciocínio diretamente utilizável no sequenciamento instrucional e na avaliação de competências cognitivas.

Palavras-chave: Currículo baseado em competências; Desenvolvimento cognitivo; Habilidades cognitivas; Pensamento crítico; Raciocínio cognitivo.

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

09 de outubro de 2026

A inclusão da pessoa com deficiência visual nas escolas regulares: desafios e possibilidades

A inclusão escolar de estudantes com deficiência visual representa um desafio persistente nas instituições de ensino brasileiras, apesar dos avanços legislativos. Barreiras pedagógicas, atitudinais, estruturais e formativas ainda comprometem o acesso pleno desses alunos à educação regular, especialmente em escolas particulares, onde há resistência à matrícula e ao acolhimento. O estudo teve por objetivo analisar como ocorre a inclusão de estudantes com deficiência visual em uma escola regular, identificando desafios, recursos disponíveis e práticas bem-sucedidas. Para isso, observou-se o cotidiano de uma escola particular em Fortaleza [CE], que atende da educação infantil ao ensino fundamental I. A pesquisa contemplou visitas sistemáticas à instituição ao longo de três meses, visando compreender a atuação dos profissionais, a infraestrutura escolar, as estratégias pedagógicas e o uso de recursos tecnológicos e assistivos, destacando possibilidades e caminhos para uma inclusão efetiva. Identificaram-se os principais entraves enfrentados por docentes e gestão escolar, bem como práticas que favoreceram o desenvolvimento, a autonomia e o pertencimento dos alunos com deficiência visual. Concluiu-se que a inclusão, quando planejada e contextualizada, beneficia não apenas o aluno com deficiência, mas toda a comunidade escolar, promovendo uma educação mais humana, equitativa e colaborativa.

Palavras-chave: acessibilidade; deficiência visual; educação inclusiva; inclusão escolar; práticas pedagógicas.

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

09 de outubro de 2026

Deficiência intelectual, sistema de apoios e o desenvolvimento de funções executivas

A presença de estudantes com deficiência intelectual (DI) em classes de ensino comum apresenta desafios significativos para os docentes na promoção de ensino e aprendizagem eficazes. Este cenário motivou a articulação de três eixos: a aprendizagem da pessoa com DI, o modelo de sistema de apoios da “Association of Intellectual and Developmental Disabilities” (AAIDD) e o desenvolvimento de funções executivas, conforme estudos das neurociências. Buscou-se compreender se planos educacionais individualizados (PEIs) continham a intenção de promover o desenvolvimento de funções executivas nucleares (memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) por meio de planejamento intencional. O objetivo foi identificar essa intenção em planejamentos de ensino, explicitada por objetivos, estratégias ou recursos para o desenvolvimento das funções executivas. A investigação delineou-se como uma pesquisa qualitativa de análise documental, que apreciou onze PEIs anônimos, elaborados em duas escolas públicas do ensino fundamental 1. Os resultados principais indicaram a existência de propostas didáticas que envolviam a promoção do desenvolvimento de funções executivas. Contudo, não foi possível determinar se os docentes tinham consciência desse objetivo. Para aprofundar essa questão, seriam necessárias entrevistas e observações das práticas de ensino, sugerindo novas investigações.

Palavras-chave: Deficiência intelectual; Funções executivas; Plano educacional individualizado.

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

09 de outubro de 2026

Neuroplasticidade, memória e aprendizagem: análise sobre o desenvolvimento cognitivo no Ensino Fundamental II

O estudo analisou o impacto de atividades lúdicas e cognitivas na estimulação da memória e no desenvolvimento cognitivo de estudantes do Ensino Fundamental II. O objetivo foi investigar os efeitos dessas atividades na memória operacional e de longo prazo, mapear estratégias de memorização, avaliar o engajamento e as reações emocionais dos alunos durante oficinas, e produzir recomendações pedagógicas baseadas em evidências neurocientíficas, a partir da percepção de fragilidades no aprendizado. A pesquisa fundamentou-se em contribuições teóricas da psicologia do desenvolvimento, da pedagogia e da neurociência, com destaque para autores como Piaget, Vygotsky, Lent, Kandel e Izquierdo. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem mista, articulando procedimentos quantitativos e qualitativos, por meio da realização de oficinas pedagógicas baseadas em jogos cognitivos aplicados a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública em Vitória da Conquista – BA. Os resultados revelaram possíveis fragilidades relacionadas à memória de trabalho e à atenção dos estudantes, e as oficinas demonstraram potencial para estimular funções cognitivas e fornecer indicadores para o planejamento pedagógico. Concluiu-se que práticas pedagógicas fundamentadas em princípios da neurociência, que integram cognição, emoção e interação social, podem favorecer o aprendizado e contribuir para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes, reforçando a necessidade de ampliar o diálogo entre educação e neurociência.

Palavras-chave: Cognição; Emoções; Estratégias de memorização; Funções executivas; Neurociência educacional.

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

09 de outubro de 2026

Entre autonomia e dependência: impactos da inteligência artificial nos processos cognitivos de alunos de MBA online

A Inteligência Artificial tem transformado significativamente os processos de aprendizagem e produção de conhecimento, suscitando dilemas éticos e questionamentos sobre seu uso educacional. Investigou-se os efeitos do uso de ferramentas de Inteligência Artificial generativa sobre os processos cognitivos de estudantes de MBA na modalidade online, com foco na relação entre autonomia e dependência tecnológica. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e utilizou dados secundários de um questionário aplicado por uma instituição de ensino, que buscou compreender a relação dos estudantes com tecnologias digitais. Os resultados indicaram elevada utilização das ferramentas generativas (81,5% dos mais de 2000 respondentes, com 50,5% de uso diário), acompanhada da percepção de dependência em tarefas que poderiam ser realizadas de forma autônoma. Observaram-se efeitos positivos, como aumento da autonomia nos estudos e estímulo à curiosidade, mas também indícios de redução do esforço mental e da confiança nas próprias habilidades cognitivas. Mais da metade dos participantes (57,3%) afirmou sempre verificar as informações geradas pela IA. Infere-se que a Inteligência Artificial na educação demanda abordagens pedagógicas que promovam o uso crítico, ético e equilibrado dessas tecnologias, especialmente por meio do desenvolvimento do letramento em IA, posicionando-a como apoio e não substituta das capacidades intelectuais.

Palavras-chave: Dependência Tecnológica; Educação Digital; Inteligência Artificial Generativa; Neurociência.

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

09 de outubro de 2026

Estratégias Pedagógicas para Alunos com TDAH na Educação Básica

O estudo analisou o perfil e as dificuldades de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola privada em Barretos, São Paulo, e propôs estratégias pedagógicas fundamentadas em neurociência, psicologia e pedagogia para favorecer o ensino e a aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritivo-analítica, por meio da análise documental de registros institucionais de 15 alunos com diagnóstico de TDAH ou em investigação, muitos com comorbidades como dislexia, ansiedade, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Processamento Auditivo Central e discalculia. Os dados foram analisados por técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciaram que os alunos com TDAH apresentaram dificuldades significativas na atenção, organização, planejamento e controle comportamental, impactando diretamente a aprendizagem e associadas a alterações nas funções executivas. As estratégias propostas, como fragmentação de tarefas, uso de recursos visuais, organização do ambiente, metodologias ativas e feedback contínuo, demonstraram potencial para favorecer o desenvolvimento cognitivo, emocional e acadêmico dos estudantes. Concluiu-se que práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas contribuem para uma educação mais inclusiva, promovendo autonomia, engajamento e melhoria no desempenho escolar de alunos com TDAH.

Palavras-chave: Aprendizagem; Educação básica; Inclusão; Práticas pedagógicas; TDAH.

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

09 de outubro de 2026

Neurociência, Desenhos e a Formação Docente: Presenças e Lacunas nas Ementas

A neurociência aplicada à educação oferece ferramentas essenciais para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, mas observou-se um distanciamento entre esses conhecimentos teóricos e a prática pedagógica. O estudo objetivou diagnosticar a presença de conteúdos de neurociência e grafismo infantil em currículos de cursos de Pedagogia, propondo a elaboração de um material digital de divulgação científica para apoio docente. A metodologia caracterizou-se como pesquisa documental, com análise sistematizada, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa. Realizou-se um levantamento bibliográfico e uma busca por matrizes curriculares e ementas em páginas oficiais de instituições de ensino superior. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o mapeamento de metadados em planilhas eletrônicas, o que permitiu a análise de frequências e a identificação de lacunas curriculares. Os resultados indicaram uma escassez de disciplinas que integrassem diretamente o neurodesenvolvimento ao estudo do grafismo, embora temas gerais de neurociência tenham sido identificados em parte das ementas analisadas. Como produto final, desenvolveu-se um guia digital com orientações práticas fundamentadas nas etapas de desenvolvimento propostas por Luquet, Lowenfeld e Derdyk. O estudo proporcionou um diagnóstico atualizado das grades curriculares e ofereceu uma ferramenta pedagógica para aproximar a ciência da rotina escolar.

Palavras-chave: Desenho infantil; Educação; Matrizes curriculares; Neuroeducação; Pedagogia.

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

09 de outubro de 2026

Leitura fragmentada: o efeito das mídias sociais na leitura e compreensão textual

Os impactos das mídias sociais na prática da leitura e compreensão textual têm gerado preocupações entre professores, especialmente na área de linguagens, nos ambientes familiar e educacional. O estudo objetivou refletir sobre a prática leitora, com foco na leitura fragmentada, a partir das percepções de pais e responsáveis. A metodologia empregou uma abordagem qualitativa e descritiva, coletando dados por meio de questionário aplicado via Google Forms a responsáveis por alunos de uma escola de Educação Básica, da rede privada, em Camaçari, Bahia. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que, apesar do avanço tecnológico e da facilidade de acesso a livros digitais, os responsáveis demonstraram preferência pelo livro físico. Além disso, constatou-se que o uso frequente das mídias sociais foi percebido como um fator que dificultou a concentração em textos longos e contribuiu para a leitura fragmentada. Concluiu-se que a leitura fragmentada representa um desafio crescente no ambiente escolar, e que as mídias sociais, embora influenciaram os hábitos de leitura, puderam ser utilizadas como suporte pedagógico, desde que acompanhadas de estratégias que estimulem a reflexão e a compreensão profunda dos textos.

Palavras-chave: Aprendizagem; Educação Básica; Ensino-aprendizagem; Leitura; Tecnologia digital.

Neurociência E Aprendizagem Na Educação

09 de outubro de 2026

Marco referencial de competências em IA e uma proposta para formação de professores

A articulação entre neurociência e educação para o desenvolvimento humano, aliada à relevância dos textos prescritivos na formação de professores no ensino superior brasileiro, motivou a investigação. O estudo objetivou investigar a potencialidade do documento Marco referencial de competências em IA para professores (MRCP-IA) da UNESCO para uma formação docente que priorize o desenvolvimento humano e, a partir dessa análise, apresentar uma proposta para sua implementação no contexto brasileiro, articulada aos princípios da neurociência. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, qualitativa e de análise documental. Para a análise do MRCP-IA, empregou-se o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo. A interpretação dos resultados fundamentou-se nas discussões das Ciências do Trabalho, do Interacionismo Sociodiscursivo, de Vygotsky e nos 12 princípios da neurociência elencados por Amaral e Guerra (2022). Os resultados indicaram que o MRCP-IA posiciona a Inteligência Artificial como protagonista, atribuindo ao professor a responsabilidade de lidar com ela de forma ética e crítica, mas sem detalhar a formação docente. Diante disso, formulou-se uma proposta de formação de professores para cursos de Pedagogia que considera os princípios da neurociência e a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, enfatizando a interação social e o engajamento integral do professor. Concluiu-se que uma formação continuada, que respeite a individualidade cerebral e promova a interação social com engajamento corporal e emocional do professor, pode efetivamente impulsionar o desenvolvimento humano.

Palavras-chave: Competências; IA; Neurociência; Pedagogia; Trabalho docente.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos e fique sempre atualizado sobre as novidades em gestão, liderança e carreira com a Revista E&S.

Ao preencher o formulário você está ciente de que podemos enviar comunicações e conteúdos da Revista E&S. Confira nossa Política de Privacidade