TikTok para negócios: oportunidades além da dancinha
15 de março de 2024
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A rede se consolida como um espaço possível de inovação, proporcionando uma oportunidade crucial para os pequenos negócios
Foi em 2018 que o TikTok chegou ao Brasil, como o principal rival do Instagram. A rede social chinesa se popularizou em 2020 e se tornou um dos maiores fenômenos quando o assunto é comunicação digital. Segundo o relatório Digital 2024: Brazil, o TikTok possui uma audiência de 98,59 milhões de usuários no Brasil, sendo a terceira mídia preferida e aquela em que os brasileiros passam mais tempo por mês (30 horas e 10 minutos, em média).
Alguns fatores atestam todo esse sucesso. Muito da adesão ocorreu em função da pandemia, período em que o isolamento social motivou as pessoas a estarem mais conectadas e ativas nas redes sociais. O forte apelo ao humor e o conceito do aplicativo, focado em uma comunicação curta e em tempo real, também contribuíram. Além disso, conforme aponta Wang (2020), a abordagem criativa é outro elemento atrativo na rede.
A facilidade e a diversidade de recursos de edição permitem que qualquer pessoa possa criar um conteúdo rápido, criativo e com possibilidade de viralização, atingindo milhares de usuários em um curto espaço de tempo. A consolidação do TikTok deu-se ainda devido a uma grande vantagem em relação ao Instagram: no TikTok não é necessário ter uma audiência para que o conteúdo seja entregue.
Um perfil pode ter pouquíssimos seguidores e ainda assim ter um post viralizado, ou seja, distribuído para um grande número de usuários em um breve período de tempo. Assim, pessoas desconhecidas têm mais possibilidade de viralizar seu conteúdo. A visibilidade do perfil não depende do número de seguidores (Gabriel, Kiso e Kalil, 2022), e o conteúdo é exposto inicialmente a uma parcela de usuários que não faz parte, necessariamente, da rede do autor da postagem (Rosenthal, 2023).
Além disso, o componente mais valorizado no TikTok é o conteúdo. No Instagram, as pessoas seguem outras pessoas para depois consumirem o que elas produzem; isso faz do Instagram uma rede social. O TikTok é considerado uma plataforma de conteúdo. As pessoas consomem informação e entretenimento primeiro, independentemente de quem esteja produzindo. Nesse sentido, conforme menciona Rosenthal (2023), quem acessa o TikTok vivencia uma experiência de consumo de conteúdo, diminuindo a importância de uma rede construída.
Inicialmente, o TikTok alcançou fortemente o público mais jovem. Os usuários apareciam fazendo dancinhas, dublagens e desafios, o que contribuiu para que algumas concepções sobre a rede se espalhassem. Uma delas foi justamente o fato de o TikTok ter ficado conhecido como o “app das dancinhas” ou a “rede dos jovens”. Criaram-se os mitos de que, para estar presente na rede, era necessário dançar ou fazer parte da geração Z.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box (2023) trouxe alguns importantes dados sobre o comportamento dos usuários do TikTok, como por exemplo, a faixa de idade: 31% tinham de 18 a 29 anos; 44%, de 30 a 49 anos; e 25%, 50 anos ou mais. Isso mostra que, embora haja uma forte presença dos jovens, eles não eram os únicos presentes na rede.
A mesma pesquisa revelou que 48% dos usuários seguiam alguma marca; 33% já haviam comprado um produto ou serviço descoberto no TikTok; e 53% gostariam que as marcas que consomem utilizassem mais a rede. Esse dado demonstra a flexibilidade e a presença da rede no mundo dos negócios.
Nesse contexto, a plataforma tem se destacado como uma importante ferramenta para as empresas, especialmente para as pequenas. Sua maneira única de promover a conexão entre marcas e pessoas, através do entretenimento, abriu portas para que as organizações pudessem explorar as vantagens da rede. Mas, para que as empresas tenham sucesso, é importante entender a natureza do conteúdo (Seabra, 2023) e considerar a criatividade, a autenticidade e o entretenimento, tendo sempre em mente que entretenimento nem sempre se refere a executar uma dança diante das câmeras.
Outro ponto importante é que o TikTok possibilitou um nivelamento, no sentido de que pequenas empresas pudessem utilizar o app da mesma forma que as grandes, sem precisar de orçamentos publicitários gigantescos. Além disso, a rede mostrou que um conteúdo original e espontâneo pode se sobrepor à produção de alta qualidade, o que favorece a atuação dos pequenos negócios.
Quando promovidos, conteúdos curtos, interativos e genuínos têm melhor apelo com o público, e isso também favorece os pequenos negócios, que encontram uma oportunidade de ampliar seu alcance, chegar a novos públicos e até mesmo impulsionar vendas através de ações de publicidade. Para Santos (2023), a conexão emocional gerada com o público leva a uma maior identificação com a marca e, consequentemente, a uma possibilidade maior de sucesso da empresa.
É essencial entender que o TikTok não se resume às famosas dancinhas ou a uma diversão superficial. A rede se consolida como um espaço possível de inovação, criatividade e conexão com os usuários, proporcionando uma oportunidade crucial para os pequenos negócios que buscam se destacar no ambiente digital.
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