• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevistas
    • Séries
  • Contato
EntrarCadastre-se
Edições anterioresGestão

Gestão por propósito nas instituições financeiras cooperativas

8 de dezembro de 2023

3 min de leitura

Edson Mangefesti Franco; Samira Furtado de Queiroz

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a gestão por propósito em instituições financeiras cooperativas, visando melhorar o processo de vendas e atingir metas. Foram realizadas duas pesquisas em cooperativas de crédito do mesmo sistema cooperativo de diferentes tamanhos, localizadas em Nova Petrópolis (RS) e Lavras (MG). Os resultados obtidos forneceram insights para compreender o que motiva as equipes comerciais a alcançarem seus objetivos e para descobrir quais são os desafios e oportunidades associados à gestão por propósito em vendas.

A pesquisa buscou analisar a importância a efetividade do propósito nas empresas como um impulsionador de maior lucratividade, bem como os possíveis benefícios desse modelo de gestão para as organizações que o adotam. Empresas humanizadas, que aderem a novas abordagens positivas e priorizaram o bem-estar de funcionários, clientes, investidores, parceiros, comunidades e sociedades, colhem reconhecimento e apreço de seus “stakeholders”, contribuindo para um mundo melhor por meio de suas práticas comerciais[1].

A maioria das empresas não compreende o que realmente motiva seus colaboradores. Muitas organizações continuam a depender de práticas de incentivo de curto prazo, como pagamento em dinheiro pelo desempenho, apesar dos indícios de que tais métodos podem ser contraproducentes[2]. A motivação, que está intrinsecamente ligada ao propósito, é identificada como o principal estímulo aos funcionários e é essencial para garantir a satisfação e a criatividade dos indivíduos em seus projetos comerciais ou operacionais[2]. Portanto, é fundamental compreender que a verdadeira motivação reside na conexão com um propósito maior, na busca pelo aprendizado, na autonomia e no impacto positivo que o trabalho pode ter no mundo[2]. Uma vez que a remuneração e benefícios justos são necessários para sustentar a vida, equilibrar esses elementos com uma gestão que promova um propósito significativo é crucial[2].

Tabela 1. Dados econômico-financeiros

DadosCooperativa ACooperativa B
Grande portePequeno porte
Anos de existência11833
Nº de associados188.2324.762
Nº de agências463
Capital socialR$ 216.661.000,00R$ 4.842.000,00
Patrimônio líquidoR$ 542.928.000,00R$ 10.212.000,00
Depósitos totaisR$ 3.362.226.000,00R$ 54.852.000,00
Operações de créditoR$ 3.094.743.687,14R$ 53.203.000,00
Resultado (sobras)R$ 87.397.368,00R$ 1.333.000,00
Ativo totalR$ 4.457.649.000,00R$ 80.685.000,00
Fonte: Balanço e DRE das cooperativas pesquisadas em 2021.

Referências

[1] Mackey J.; Sisodia, R. Capitalismo Consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios. Rio de Janeiro (RJ): Editora Alta Books. 2018.

[2] Pink D.H. Motivação 3.0. Rio de Janeiro (RJ): Editora Sextante. 2019.

[3] Scott K. Empatia Assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humildade.  Rio de Janeiro (RJ): Editora Alta Books. 2019.

[4] Sisodia R.; Wolfe D.B; Sheth J. Empresas Humanizadas: Pessoas, Propósito, Performance. Rio de Janeiro (RJ): Editora Alta Books. 2019.

[5] Souza J.B.L.; Meinen E. Cooperativas de crédito: Gestão eficaz, conceitos e práticas para uma administração de sucesso. Brasília (DF): Editora Confebras. 2010.

[6] Banco Central do Brasil (BACEN). 2020. Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/coopcredpanorama. Acesso em: 02 out. 2022.

[7] Covey S.M.R; Merril R.R. A Velocidade da Confiança: o elemento que faz toda diferença. Rio de Janeiro (RJ): Editora Alta Books. 2017.

[8] Magaldi S.; Neto J.S. Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer a 4ª revolução industrial. São Paulo (SP): Editora Gente. 2018.

[9] Dweck C.S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. São Paulo (SP): Editora Objetiva. 2017.

Como citar

Franco E. M.; Queiroz S. F. Gestão por propósito nas instituições financeiras cooperativas. Revista E&S. 2023; 4: e20230093.

Sobre os autores

Edson Mangefesti Franco, Diretor Executivo no Sicoob União Central, Praça Cel. Caetano Mascarenhas, 230 – Centro – CEP 35774-000 – Paraopeba/MG, Brasil.

Samira Furtado de Queiroz, Professora orientadora, Pecege – Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 – Santa Rosa – CEP 13414-157 – Piracicaba/SP, Brasil.

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Foto do Colunista

Luiz Eduardo Giovanelli

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Entrevistas
O novo perfil do profissional do futuro

O novo perfil do profissional do futuro

17 de janeiro de 2025

“A tecnologia não funciona sozinha; pessoas e tecnologia é que vão fazer um trabalho cada vez mais produtivo e diferenciado” O mercado de trabalho está...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edição atualGestão
Acessibilidade digital como diferencial competitivo: um estudo com e-commerces brasileiros

Acessibilidade digital como diferencial competitivo: um estudo com e-commerces brasileiros

15 de abril de 2025

DOI: 10.22167/2675-6528-2024049E&S 2025, 6: e2024049 Talita Matos dos Santos Gonçalves e Demétrio de Mendonça Júnior A acessibilidade digital é a elimi...

Luiz Eduardo Giovanelli
Edições anterioresGestão
Marketing de influência e os influenciadores digitais

Marketing de influência e os influenciadores digitais

21 de setembro de 2022

DOI: 10.22167/2675-6528-20220028 E&S 2022,3: e20220028 Silmara Regina de Souza O advento da internet, a evolução das ferramentas tecnológicas e a consoli...

Edson Mota
Análise de ConjunturaEdições anteriores
Melhores práticas e erros comuns na modelagem de séries temporais

Melhores práticas e erros comuns na modelagem de séries temporais

9 de agosto de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20240028E&S 2024, 5: e20240028 José Erasmo Silva Uma série temporal é um conjunto de dados ordenados cronologicamente. Alguns exe...

Luiz Eduardo Giovanelli

Mais recentes

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte
Séries

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda
Séries

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

<i>Gap</i> digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?
Entrevistas

Gap digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege