• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevista
  • Contato
EntrarCadastre-se
Edições anterioresGestão

Gestão por propósito nas instituições financeiras cooperativas

8 de dezembro de 2023

3 min de leitura

Edson Mangefesti Franco; Samira Furtado de Queiroz

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a gestão por propósito em instituições financeiras cooperativas, visando melhorar o processo de vendas e atingir metas. Foram realizadas duas pesquisas em cooperativas de crédito do mesmo sistema cooperativo de diferentes tamanhos, localizadas em Nova Petrópolis (RS) e Lavras (MG). Os resultados obtidos forneceram insights para compreender o que motiva as equipes comerciais a alcançarem seus objetivos e para descobrir quais são os desafios e oportunidades associados à gestão por propósito em vendas.

A pesquisa buscou analisar a importância a efetividade do propósito nas empresas como um impulsionador de maior lucratividade, bem como os possíveis benefícios desse modelo de gestão para as organizações que o adotam. Empresas humanizadas, que aderem a novas abordagens positivas e priorizaram o bem-estar de funcionários, clientes, investidores, parceiros, comunidades e sociedades, colhem reconhecimento e apreço de seus “stakeholders”, contribuindo para um mundo melhor por meio de suas práticas comerciais[1].

A maioria das empresas não compreende o que realmente motiva seus colaboradores. Muitas organizações continuam a depender de práticas de incentivo de curto prazo, como pagamento em dinheiro pelo desempenho, apesar dos indícios de que tais métodos podem ser contraproducentes[2]. A motivação, que está intrinsecamente ligada ao propósito, é identificada como o principal estímulo aos funcionários e é essencial para garantir a satisfação e a criatividade dos indivíduos em seus projetos comerciais ou operacionais[2]. Portanto, é fundamental compreender que a verdadeira motivação reside na conexão com um propósito maior, na busca pelo aprendizado, na autonomia e no impacto positivo que o trabalho pode ter no mundo[2]. Uma vez que a remuneração e benefícios justos são necessários para sustentar a vida, equilibrar esses elementos com uma gestão que promova um propósito significativo é crucial[2].

Tabela 1. Dados econômico-financeiros

DadosCooperativa ACooperativa B
Grande portePequeno porte
Anos de existência11833
Nº de associados188.2324.762
Nº de agências463
Capital socialR$ 216.661.000,00R$ 4.842.000,00
Patrimônio líquidoR$ 542.928.000,00R$ 10.212.000,00
Depósitos totaisR$ 3.362.226.000,00R$ 54.852.000,00
Operações de créditoR$ 3.094.743.687,14R$ 53.203.000,00
Resultado (sobras)R$ 87.397.368,00R$ 1.333.000,00
Ativo totalR$ 4.457.649.000,00R$ 80.685.000,00
Fonte: Balanço e DRE das cooperativas pesquisadas em 2021.

Referências

[1] Mackey J.; Sisodia, R. Capitalismo Consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios. Rio de Janeiro (RJ): Editora Alta Books. 2018.

[2] Pink D.H. Motivação 3.0. Rio de Janeiro (RJ): Editora Sextante. 2019.

[3] Scott K. Empatia Assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humildade.  Rio de Janeiro (RJ): Editora Alta Books. 2019.

[4] Sisodia R.; Wolfe D.B; Sheth J. Empresas Humanizadas: Pessoas, Propósito, Performance. Rio de Janeiro (RJ): Editora Alta Books. 2019.

[5] Souza J.B.L.; Meinen E. Cooperativas de crédito: Gestão eficaz, conceitos e práticas para uma administração de sucesso. Brasília (DF): Editora Confebras. 2010.

[6] Banco Central do Brasil (BACEN). 2020. Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/coopcredpanorama. Acesso em: 02 out. 2022.

[7] Covey S.M.R; Merril R.R. A Velocidade da Confiança: o elemento que faz toda diferença. Rio de Janeiro (RJ): Editora Alta Books. 2017.

[8] Magaldi S.; Neto J.S. Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer a 4ª revolução industrial. São Paulo (SP): Editora Gente. 2018.

[9] Dweck C.S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. São Paulo (SP): Editora Objetiva. 2017.

Como citar

Franco E. M.; Queiroz S. F. Gestão por propósito nas instituições financeiras cooperativas. Revista E&S. 2023; 4: e20230093.

Sobre os autores

Edson Mangefesti Franco, Diretor Executivo no Sicoob União Central, Praça Cel. Caetano Mascarenhas, 230 – Centro – CEP 35774-000 – Paraopeba/MG, Brasil.

Samira Furtado de Queiroz, Professora orientadora, Pecege – Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 – Santa Rosa – CEP 13414-157 – Piracicaba/SP, Brasil.

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Foto do Colunista

Luiz Eduardo Giovanelli

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Edições anterioresEducação
Impactos da covid-19 na comunicação para a educação e o aprendizado

Impactos da covid-19 na comunicação para a educação e o aprendizado

27 de setembro de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20240019E&S 2024, 5: e202400019 Patrick de Morais Silva; Karina Tonelli Silveira Dias Junqueira Ao longo dos anos o mundo tem se tor...

Luiz Eduardo Giovanelli
Edições anterioresGestão
A importância da viabilidade econômica no desempenho de “startups”

A importância da viabilidade econômica no desempenho de “startups”

7 de agosto de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230032E&S 2023,4: e20230032 Thays Alessandra Barreto; Andréa Ferraz de Arruda Fernandez Este tem sido o século das “startu...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edições anterioresEducação
Análise crítica dos benefícios associados a eventos científicos virtuais

Análise crítica dos benefícios associados a eventos científicos virtuais

1 de fevereiro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230005E&S 2023,4: e20230005 Rafael Barty Dextro; Beatriz Luna Figueiredo; Endrews Delbaje; Gláucia Peregrina Olivatto A divulgaç...

Edson Mota
Entrevista
O sucesso de Gestão de Vendas no mundo dos negócios.

O sucesso de Gestão de Vendas no mundo dos negócios.

10 de janeiro de 2021

DOI: 10.22167/2675-6528-20210001E&S 2021.2: e.20210001 por Soraia Fessel ………………………………...

Edson Mota

Mais recentes

Estratégias de marketing digital das marcas brasileiras de moda de luxo
Edição atualGestão

Estratégias de marketing digital das marcas brasileiras de moda de luxo

Imposto de Renda 2025: principais mudanças e os desafios para o contribuinte
Análise de ConjunturaEdição atual

Imposto de Renda 2025: principais mudanças e os desafios para o contribuinte

A inclusão dos surdos no trabalho: um desafio bilíngue e bicultural
Edição atualGestão

A inclusão dos surdos no trabalho: um desafio bilíngue e bicultural

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege