Segurança psicológica pode reverter turnover
30 de julho de 2025
< 1
Rotatividade de profissionais nas empresas brasileiras chega a 56%, a maior do mundo
O Brasil tem registrado a maior taxa de turnover do mundo. A rotatividade de profissionais nas empresas brasileiras chega a 56%, segundo pesquisas do setor. O índice é maior do que o de países como França (51%), Bélgica (45%) e Reino Unido (43%). Entre os vários fatores que contribuem para isso está o ambiente organizacional. Melhorar as condições do local de trabalho é uma das principais dicas dos especialistas para reverter o quadro. Porém, mais do que um conselho, o controle dos riscos psicossociais nas empresas agora passou a ser exigido por lei.
É que neste ano entrou em vigor a atualização da NR-1 — um conjunto de diretrizes criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para assegurar condições adequadas de saúde e segurança dos funcionários. Agora, as empresas brasileiras passam a ser responsáveis por garantir que o ambiente corporativo não seja uma fonte de adoecimento mental, além de ser livre de riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. As companhias têm até maio de 2026 para se adequar.
Pegando carona nessa novidade, a Revista Estratégias e Soluções (E&S) procurou Celysa Hirt, especialista em cultura organizacional, endomarketing e desenvolvimento de lideranças, e Tassia Urbano, psicóloga do trabalho, para conversar sobre segurança psicológica nas empresas.
Por onde começar? “Tudo começa com a fotografia de como está a empresa naquele momento”, afirmou Celysa. “Pode significar muitas ações ou o fortalecimento de alguns projetos, ações ou programas que já existiam dentro das organizações.” Clique abaixo para assistir ao debate entre elas sobre esse assunto, com apresentação de Soraia Fessel.