Programa do Sebrae aumenta produtividade de empresas da região em 25%
21 de fevereiro de 2025
< 1
Projeto ALI oferece, há 15 anos, bolsas de extensão tecnológicas para especialistas que ajudam micro e pequenos empresários a melhorar seus negócios
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolve, há 15 anos, um projeto que promove a inovação em produtos e processos e na gestão das micro e pequenas empresas. Trata-se do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que já ofertou mais de 8 mil bolsas de extensão tecnológicas aos agentes locais de inovação e acompanhou 300 mil pequenos negócios.
Os bolsistas ALI são especialistas que ficam responsáveis por contribuir com pesquisa e com trabalho de campo para ajudar os micro e pequenos empresários a promover a inovação, além de aumentar o faturamento e a produtividade. Eles identificam oportunidades de inovação e aplicam soluções personalizadas para aumentar a competitividade e sustentabilidade dos negócios.
O programa é dividido em ALI Produtividade (englobando comércio, indústria e serviços) e ALI Rural. O acompanhamento do agente ALI é feito por meio de encontros quinzenais ou mensais, que podem durar de 4 meses a 1 ano.
Na região de Piracicaba, de setembro de 2022 a junho de 2023, foram atendidas 552 empresas, 89,4% das quais concluíram o programa. Como resultado, houve um aumento médio de 25,5% na produtividade e de 12,7% no faturamento das empresas concluintes. Não faltam motivos para as empresas quererem se inscrever! Conheça mais sobre o programa assistindo à entrevista que Jacqueline Boriam, analista de negócios do Sebrae-SP, e Renan D’Aragone, gestor de projetos agro do Sebrae, concederam à apresentadora Soraia Fessel, para a Revista Estratégias e Soluções (E&S), da Editora Pecege.
Sobre os entrevistados
Jacqueline Boriam é analista de negócios do Sebrae-SP e gestora de Projetos de Inovação para MPEs.
Renan Benedito D’Aragone é economista e gestor de projetos agro do Sebrae.