• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevistas
    • Séries
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevistas

O caminho das marcas rumo à internacionalização

16 de novembro de 2023

2 min de leitura

Quais são as melhores estratégias para impulsionar uma marca que pretende cruzar fronteiras e conquistar espaço em territórios internacionais? Esse é o tema de estudo do professor Pedro Tavares, especialista em criação de valor de marca e entrevistado da Revista Estratégia e Soluções (E&S), da Editora Pecege. Tavares é fundador da OnStrategy, consultoria portuguesa que ajuda empresas a criar e gerir valor econômico e financeiro de maneira multidisciplinar.

Em entrevista à jornalista Soraia Fessel, que você assiste a seguir, ele destrinchou o tema e compartilhou suas experiências.

Eram apenas latas de sardinha nas gôndolas dos supermercados da cidade de Lisboa (Portugal), até que os responsáveis pela marca quiseram exportar o produto. O plano, ousado, era começar pela Times Square, famoso ponto turístico da cidade de Nova Iorque (EUA). Em vez de vender uma lata de sardinha, a ideia era oferecer uma “experiência” ao consumidor, por meio de lojas-conceito que contassem a história dos pescadores. “Autênticas feiras de crianças, com carrosséis cheios de cores, onde consigo personalizar uma lata”, descreve o professor Pedro Tavares. O plano deu certo. 

A história foi um dos exemplos de cases de sucesso citados por Tavares nessa conversa com a Revista E&S,que acabou resultando em dicas valiosas para quem tem a responsabilidade de gerenciar marcas. Em uma delas ele enfatizou a importância de procurar envolver todas as áreas da empresa, inclusive a jurídica, no processo de gerenciamento da marca, atitude que descreveu como “dar cientificidade à gestão”. 

“Stakeholders”

A estratégia da criação de valor da marca envolve conhecer os “stakeholders” com profundidade, afinal, quando se pensa em exportação, é preciso entender as questões sociais e econômicas vivenciadas pelos outros países. Outro ponto grifado por Tavares foi a importância da constância nas pesquisas para avaliar os “clusters” comportamentais do público-alvo. Segundo ele, fazer um painel curto e acreditar que os resultados serão suficientes para a tomada de decisão é um grande erro. 

Para o professor, o mundo está mais dinâmico, com uma grande variedade de canais de venda, mas não se deve esquecer de aprimorar o atendimento nos diversos meios de comunicação, incluindo a loja física, sob pena de perder o território conquistado.  

Sobre o entrevistado

Pedro Tavares é especialista em criação de valor de marca e gestão estratégica e operacional da marca, atualmente fundador e “managing partner” da OnStrategy, consultoria localizada em Portugal. Com mais de 25 anos de experiência em organizações globais, a empresa tem certificação ISO 10668 (análise financeira e avaliação de marca) e ISO 20671 (estratégia de marca e análise e avaliação de força). Pedro Tavares também enfrentou vários desafios de liderança em estratégia, marketing, vendas e estudos de mercado em organizações como a Interbrand, The Coca-Cola Company, Vodafone, Jerónimo Martins e Unilever. 

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Luiz Eduardo Giovanelli

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Entrevistas
Governança ajuda empresa familiar a vencer obstáculos

Governança ajuda empresa familiar a vencer obstáculos

12 de dezembro de 2024

“Não é um rompimento, é um processo de continuidade; envolve uma parceria entre as gerações”, diz conselheiro Grande parte da economia brasileira é ba...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edições anterioresEducação
Gestão e motivação na percepção dos funcionários da escola: um estudo de 2012 a 2022

Gestão e motivação na percepção dos funcionários da escola: um estudo de 2012 a 2022

18 de setembro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230068E&S 2023,4: e20230068 Diana de Souza Cara; Natália Capristo Navarro Local de convivência, aprendizagem e desenvolvimento p...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edições anterioresEducação
Impactos da covid-19 na comunicação para a educação e o aprendizado

Impactos da covid-19 na comunicação para a educação e o aprendizado

27 de setembro de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20240019E&S 2024, 5: e202400019 Patrick de Morais Silva; Karina Tonelli Silveira Dias Junqueira Ao longo dos anos o mundo tem se tor...

Luiz Eduardo Giovanelli
Edições anterioresEducação
Gestão escolar e a inclusão da educação especial: importância e desafios

Gestão escolar e a inclusão da educação especial: importância e desafios

25 de fevereiro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230018E&S 2023,4: e20230018 Juliana Carana Gonçalves e Flávia Pierrotti de Castro Embora haja legislação referente à educaç...

Luana Coletti

Mais recentes

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte
Séries

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda
Séries

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

<i>Gap</i> digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?
Entrevistas

Gap digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege