• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevistas
    • Séries
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevistas

Governança ajuda empresa familiar a vencer obstáculos

12 de dezembro de 2024

2 min de leitura

“Não é um rompimento, é um processo de continuidade; envolve uma parceria entre as gerações”, diz conselheiro

Grande parte da economia brasileira é baseada em empresas com perfil familiar. De acordo com o IBGE, elas representam 90% das corporações e empregam 75% da mão de obra do país. No entanto, somente uma pequena parcela dessas empresas chega até a 3ª geração sem fechar as portas ou mudar de mãos.

Os motivos são até previsíveis: conflitos dentro da família, nepotismo e resistência à mudança, principalmente. A boa notícia é que existem profissionais que podem ajudar a resolver boa parte desses problemas, orientando as empresas a respeito das boas práticas de governança. “Implementar a governança não significa tirar a família, significa [estabelecer] uma definição clara de papéis”, afirma Thiago Salgado, conselheiro independente e mentor especialista em empresas familiares. “Uma empresa que tem governança é avaliada no mercado de forma superior”, diz.

Nesta entrevista à Revista Estratégias e Soluções (E&S), da Editora Pecege, Salgado revela à apresentadora Soraia Fessel alguns segredos importantes para que a organização familiar consiga alcançar um equilíbrio entre a tradição e a inovação, o que pode aumentar a resiliência e as chances de a empresa ultrapassar o tabu da 3ª geração.

“Sucessão é continuidade”, afirma Thiago Salgado, que também é professor dos MBAs USP/Esalq. Ele deve saber do que está falando, pois já passou pelo processo de profissionalização da empresa de sua própria família.

Segundo ele, não existe uma receita pronta, mas sim boas práticas. “Governança é uma jornada, não é um evento, é uma coisa que você começa e nunca mais termina. Porque a empresa muda, a família muda, o mercado muda; então, a governança tem que ir se adaptando”, explicou.

Para ele, a resistência à mudança pode ser quebrada quando os gestores entendem que profissionalizar uma empresa significa apenas colocar as pessoas certas nos lugares certos. “É governança, não é um rompimento, é um processo de continuidade; envolve uma parceria entre as gerações”, resume.

Segundo Salgado, famílias inteligentes planejam, não esperam acontecer algum problema. Atualmente já existe a figura dos consultores de sucessão familiar, mas ainda são poucos. Para atuar nessa área, o profissional precisa entender de governança, de empresa familiar e de pessoas, além de ser especialista em negócios.

Apesar de ser um caminho para o qual é preciso persistência, o final vale a pena. Entre os resultados que podem ser obtidos, Salgado cita que as empresas que implementam governança têm mais crédito no mercado e atraem mais talentos.

Sobre o entrevistado

Engenheiro Agrônomo pela USP/Esalq, Thiago Salgado tem grande experiência em gestão, estratégia e liderança e é especialista em empresas familiares. Atua como conselheiro e consultor em diversas empresas. É membro da Comissão de Empresas Familiares do IBGC e diretor da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – ACIPI. É facilitador e palestrante em programas in company de desenvolvimento de pessoas como Syngenta (Academia de Líderes) e Cebrace (Programa Próxima Geração).

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Edições anterioresGestão
Marketing de influência e os influenciadores digitais

Marketing de influência e os influenciadores digitais

21 de setembro de 2022

DOI: 10.22167/2675-6528-20220028 E&S 2022,3: e20220028 Silmara Regina de Souza O advento da internet, a evolução das ferramentas tecnológicas e a consoli...

Edson Mota
Edições anterioresGestão
Relação entre Liderança e a prática de Artes Marciais

Relação entre Liderança e a prática de Artes Marciais

18 de janeiro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230002E&S 2023,4: e20230002 Mario Cesar Martins e André Luíz Ferreira Um líder pode tanto motivar como desmotivar uma equipe po...

Edson Mota
Edições anterioresGestão
Novas tecnologias da Indústria 4.0 no ambiente corporativo

Novas tecnologias da Indústria 4.0 no ambiente corporativo

20 de setembro de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20240024E&S 2024, 5: e202400024 Rodrigo Augusto da Silva; Dayane Freire Romagnolo A Quarta Revolução Industrial, conhecida como In...

Luiz Eduardo Giovanelli
Entrevistas
O Fundo Nacional Armênia e a Gestão de Projetos – Entrevista

O Fundo Nacional Armênia e a Gestão de Projetos – Entrevista

13 de agosto de 2021

DOI: 10.22167/2675-6528-20210017E&S 2021.2: e.20210017 por Soraia Fessel O Fundo Nacional Armênia é um exemplo de sucesso na gestão do projeto que tem co...

Edson Mota

Mais recentes

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte
Séries

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda
Séries

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

<i>Gap</i> digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?
Entrevistas

Gap digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege