• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevistas
    • Séries
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevistas

Conversa empreendedora: oportunidades de negócio e criação da proposta de valor

19 de janeiro de 2024

2 min de leitura

Identificar uma oportunidade de negócio num mercado já saturado é uma tarefa desafiadora. Imagine então criar a proposta de valor da marca? A boa notícia é que existem técnicas que podem ajudar 

Muitos temas costumam ficar dançando na cabeça de quem pensa em abrir o próprio negócio ou quer alavancar uma marca. Empreendedorismo, proposta de valor, conquista e fidelização do cliente, experiência do consumidor. Independentemente do segmento da empresa, o desafio é parecido: por onde começar? A entrevista abaixo, em forma de bate-papo entre a jornalista Soraia Fessel e dois especialistas no assunto, dá várias pistas a quem está interessado no tema.

Vale a pena assistir para saber o que Eduardo Soriano, consultor de negócios do Pecege, e Sabrina Scarpare, “storyteller”, jornalista e comunicadora, têm a dizer!

“O brasileiro é muito empreendedor por necessidade”, afirma Eduardo Soriano, do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios do Pecege. Primeiro, porém, é importante “analisar se o mercado quer absorver aquilo que ele está criando”, diz. Várias ferramentas podem ajudar nesse “brainstorming”, como a modelagem de negócios (Canvas).

Existe inovação, para se diferenciar da concorrência? Quem é o público-alvo? Uma vez “modelado” o negócio, é preciso pensar na comunicação com os clientes em potencial, a fim de despertar interesse para o seu produto.

“Storytelling”

Parece fácil, mas essa tarefa também exige algumas técnicas. É preciso “estruturar a mensagem para que o receptor entenda e se interesse”, explica Sabrina Scarpare, autora do curso on-line “Destrave sua História – ‘storytelling’ para negócios na Internet”, lançado no início de 2022. Sabrina ajuda empreendedores a construir as histórias de suas marcas com clareza usando a técnica do “storytelling”, por meio da qual é possível definir os objetivos da narrativa e estruturar o conteúdo, traçando a estratégia e o posicionamento do negócio.

Sobre os entrevistados

Eduardo Soriano é “business developer” do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios e inteligência de mercado do Pecege.

Sabrina Scarpare é “storyteller”, jornalista e comunicadora com vasta experiência na área da comunicação, passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista e jornal impressos. Também ministra aulas de mídia digital e faz apresentações, palestras e consultorias. Fez pós-graduação em Gestão Digital e Mídias Sociais e tem certificação internacional em “storytelling” pela Mcsill Story Studio, em parceria com o Departament for Internacional Trade, da Inglaterra, além de formação em “storytelling” marketing pela Escola Estado da Art.

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Soraia Fessel

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Edições anterioresGestão
O uso da abordagem multinível para previsão de falhas em aerogeradores

O uso da abordagem multinível para previsão de falhas em aerogeradores

14 de novembro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230110E&S 2023,4: e20230110 João Gilberto Máximo Da Silva; José Erasmo Silva A indisponibilidade de um aerogerador causada por...

Luiz Eduardo Giovanelli
Edição atualGestão
Gestão de dados em pesquisas científicas: abordagens éticas e práticas de integridade

Gestão de dados em pesquisas científicas: abordagens éticas e práticas de integridade

25 de março de 2025

DOI: 10.22167/2675-6528-20240052E&S 2025, 6: e202400052 Ana Paula Lopes Marinho e Alex Nunes de Almeida Com a crescente disponibilização de dados digitais...

Luiz Eduardo Giovanelli
Edições anterioresEducação
Perfil de comunicação no processo de educação infantil

Perfil de comunicação no processo de educação infantil

18 de julho de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20230072E&S 2024, 5: e20230072 Ana Mary González Montoya; Maria Cecília Perantoni Fuchs Ferraz; Rosebelly Nunes Marques A educaç...

Luiz Eduardo Giovanelli
Entrevistas
O novo perfil do profissional do futuro

O novo perfil do profissional do futuro

17 de janeiro de 2025

“A tecnologia não funciona sozinha; pessoas e tecnologia é que vão fazer um trabalho cada vez mais produtivo e diferenciado” O mercado de trabalho está...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Mais recentes

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte
Séries

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda
Séries

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

<i>Gap</i> digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?
Entrevistas

Gap digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege