Conversa empreendedora: oportunidades de negócio e criação da proposta de valor
19 de janeiro de 2024
2 min de leitura
Identificar uma oportunidade de negócio num mercado já saturado é uma tarefa desafiadora. Imagine então criar a proposta de valor da marca? A boa notícia é que existem técnicas que podem ajudar
Muitos temas costumam ficar dançando na cabeça de quem pensa em abrir o próprio negócio ou quer alavancar uma marca. Empreendedorismo, proposta de valor, conquista e fidelização do cliente, experiência do consumidor. Independentemente do segmento da empresa, o desafio é parecido: por onde começar? A entrevista abaixo, em forma de bate-papo entre a jornalista Soraia Fessel e dois especialistas no assunto, dá várias pistas a quem está interessado no tema.
Vale a pena assistir para saber o que Eduardo Soriano, consultor de negócios do Pecege, e Sabrina Scarpare, “storyteller”, jornalista e comunicadora, têm a dizer!
“O brasileiro é muito empreendedor por necessidade”, afirma Eduardo Soriano, do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios do Pecege. Primeiro, porém, é importante “analisar se o mercado quer absorver aquilo que ele está criando”, diz. Várias ferramentas podem ajudar nesse “brainstorming”, como a modelagem de negócios (Canvas).
Existe inovação, para se diferenciar da concorrência? Quem é o público-alvo? Uma vez “modelado” o negócio, é preciso pensar na comunicação com os clientes em potencial, a fim de despertar interesse para o seu produto.
“Storytelling”
Parece fácil, mas essa tarefa também exige algumas técnicas. É preciso “estruturar a mensagem para que o receptor entenda e se interesse”, explica Sabrina Scarpare, autora do curso on-line “Destrave sua História – ‘storytelling’ para negócios na Internet”, lançado no início de 2022. Sabrina ajuda empreendedores a construir as histórias de suas marcas com clareza usando a técnica do “storytelling”, por meio da qual é possível definir os objetivos da narrativa e estruturar o conteúdo, traçando a estratégia e o posicionamento do negócio.
Sobre os entrevistados
Eduardo Soriano é “business developer” do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios e inteligência de mercado do Pecege.
Sabrina Scarpare é “storyteller”, jornalista e comunicadora com vasta experiência na área da comunicação, passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista e jornal impressos. Também ministra aulas de mídia digital e faz apresentações, palestras e consultorias. Fez pós-graduação em Gestão Digital e Mídias Sociais e tem certificação internacional em “storytelling” pela Mcsill Story Studio, em parceria com o Departament for Internacional Trade, da Inglaterra, além de formação em “storytelling” marketing pela Escola Estado da Art.