• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevistas
    • Séries
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevistas

Conversa empreendedora: oportunidades de negócio e criação da proposta de valor

19 de janeiro de 2024

2 min de leitura

Identificar uma oportunidade de negócio num mercado já saturado é uma tarefa desafiadora. Imagine então criar a proposta de valor da marca? A boa notícia é que existem técnicas que podem ajudar 

Muitos temas costumam ficar dançando na cabeça de quem pensa em abrir o próprio negócio ou quer alavancar uma marca. Empreendedorismo, proposta de valor, conquista e fidelização do cliente, experiência do consumidor. Independentemente do segmento da empresa, o desafio é parecido: por onde começar? A entrevista abaixo, em forma de bate-papo entre a jornalista Soraia Fessel e dois especialistas no assunto, dá várias pistas a quem está interessado no tema.

Vale a pena assistir para saber o que Eduardo Soriano, consultor de negócios do Pecege, e Sabrina Scarpare, “storyteller”, jornalista e comunicadora, têm a dizer!

“O brasileiro é muito empreendedor por necessidade”, afirma Eduardo Soriano, do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios do Pecege. Primeiro, porém, é importante “analisar se o mercado quer absorver aquilo que ele está criando”, diz. Várias ferramentas podem ajudar nesse “brainstorming”, como a modelagem de negócios (Canvas).

Existe inovação, para se diferenciar da concorrência? Quem é o público-alvo? Uma vez “modelado” o negócio, é preciso pensar na comunicação com os clientes em potencial, a fim de despertar interesse para o seu produto.

“Storytelling”

Parece fácil, mas essa tarefa também exige algumas técnicas. É preciso “estruturar a mensagem para que o receptor entenda e se interesse”, explica Sabrina Scarpare, autora do curso on-line “Destrave sua História – ‘storytelling’ para negócios na Internet”, lançado no início de 2022. Sabrina ajuda empreendedores a construir as histórias de suas marcas com clareza usando a técnica do “storytelling”, por meio da qual é possível definir os objetivos da narrativa e estruturar o conteúdo, traçando a estratégia e o posicionamento do negócio.

Sobre os entrevistados

Eduardo Soriano é “business developer” do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios e inteligência de mercado do Pecege.

Sabrina Scarpare é “storyteller”, jornalista e comunicadora com vasta experiência na área da comunicação, passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista e jornal impressos. Também ministra aulas de mídia digital e faz apresentações, palestras e consultorias. Fez pós-graduação em Gestão Digital e Mídias Sociais e tem certificação internacional em “storytelling” pela Mcsill Story Studio, em parceria com o Departament for Internacional Trade, da Inglaterra, além de formação em “storytelling” marketing pela Escola Estado da Art.

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Soraia Fessel

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Edições anterioresGestão
<i>Employee Experience</i> e sua importância na área de gestão de pessoas

Employee Experience e sua importância na área de gestão de pessoas

22 de julho de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20240044E&S 2024, 5: e202400044 Luis Humberto Cortes Reyes e Adriana Villanova de Almeida Há algum tempo as pessoas deixaram de ser...

Luiz Eduardo Giovanelli
Entrevistas
A prática da Gestão Tributária e os desafios no atendimento ao cliente

A prática da Gestão Tributária e os desafios no atendimento ao cliente

29 de setembro de 2022

DOI: 10.22167/2675-6528-20220029E&S 2022,3: e20220029 por Soraia Fessel Nada melhor que ensinar os seus clientes dos direitos que ele possui.” Você j...

Edson Mota
Edições anterioresGestão
Limites jurídicos na elaboração de um planejamento tributário empresarial

Limites jurídicos na elaboração de um planejamento tributário empresarial

3 de fevereiro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230006E&S 2023,4: e20230006 Marcela Robles Queiroz e Leonardo Cosme Formaio A análise sobre os limites jurídicos incidentes na e...

Edson Mota
Edições anterioresGestão
O uso da abordagem multinível para previsão de falhas em aerogeradores

O uso da abordagem multinível para previsão de falhas em aerogeradores

14 de novembro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230110E&S 2023,4: e20230110 João Gilberto Máximo Da Silva; José Erasmo Silva A indisponibilidade de um aerogerador causada por...

Luiz Eduardo Giovanelli

Mais recentes

Processo de hierarquização de projetos de cargas indivisíveis
Edição atualGestão

Processo de hierarquização de projetos de cargas indivisíveis

Marketing digital e otimização para sistemas de buscas em empresas: estratégias e desafios
Edição atualGestão

Marketing digital e otimização para sistemas de buscas em empresas: estratégias e desafios

E&S registra a história do Pecege em documentário
Séries

E&S registra a história do Pecege em documentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege