• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevistas
    • Séries
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevistas

Conversa empreendedora: oportunidades de negócio e criação da proposta de valor

19 de janeiro de 2024

2 min de leitura

Identificar uma oportunidade de negócio num mercado já saturado é uma tarefa desafiadora. Imagine então criar a proposta de valor da marca? A boa notícia é que existem técnicas que podem ajudar 

Muitos temas costumam ficar dançando na cabeça de quem pensa em abrir o próprio negócio ou quer alavancar uma marca. Empreendedorismo, proposta de valor, conquista e fidelização do cliente, experiência do consumidor. Independentemente do segmento da empresa, o desafio é parecido: por onde começar? A entrevista abaixo, em forma de bate-papo entre a jornalista Soraia Fessel e dois especialistas no assunto, dá várias pistas a quem está interessado no tema.

Vale a pena assistir para saber o que Eduardo Soriano, consultor de negócios do Pecege, e Sabrina Scarpare, “storyteller”, jornalista e comunicadora, têm a dizer!

“O brasileiro é muito empreendedor por necessidade”, afirma Eduardo Soriano, do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios do Pecege. Primeiro, porém, é importante “analisar se o mercado quer absorver aquilo que ele está criando”, diz. Várias ferramentas podem ajudar nesse “brainstorming”, como a modelagem de negócios (Canvas).

Existe inovação, para se diferenciar da concorrência? Quem é o público-alvo? Uma vez “modelado” o negócio, é preciso pensar na comunicação com os clientes em potencial, a fim de despertar interesse para o seu produto.

“Storytelling”

Parece fácil, mas essa tarefa também exige algumas técnicas. É preciso “estruturar a mensagem para que o receptor entenda e se interesse”, explica Sabrina Scarpare, autora do curso on-line “Destrave sua História – ‘storytelling’ para negócios na Internet”, lançado no início de 2022. Sabrina ajuda empreendedores a construir as histórias de suas marcas com clareza usando a técnica do “storytelling”, por meio da qual é possível definir os objetivos da narrativa e estruturar o conteúdo, traçando a estratégia e o posicionamento do negócio.

Sobre os entrevistados

Eduardo Soriano é “business developer” do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios e inteligência de mercado do Pecege.

Sabrina Scarpare é “storyteller”, jornalista e comunicadora com vasta experiência na área da comunicação, passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista e jornal impressos. Também ministra aulas de mídia digital e faz apresentações, palestras e consultorias. Fez pós-graduação em Gestão Digital e Mídias Sociais e tem certificação internacional em “storytelling” pela Mcsill Story Studio, em parceria com o Departament for Internacional Trade, da Inglaterra, além de formação em “storytelling” marketing pela Escola Estado da Art.

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Soraia Fessel

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Séries
Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

18 de junho de 2025

Assista a uma história de desafios, escolhas e transformação Em comemoração aos 22 anos do Instituto Pecege, a Revista Estratégias e Soluções (E&S)...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edições anterioresGestão
Novas tecnologias da Indústria 4.0 no ambiente corporativo

Novas tecnologias da Indústria 4.0 no ambiente corporativo

20 de setembro de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20240024E&S 2024, 5: e202400024 Rodrigo Augusto da Silva; Dayane Freire Romagnolo A Quarta Revolução Industrial, conhecida como In...

Luiz Eduardo Giovanelli
Entrevistas
Gestão da mudança amortece impacto das grandes transições organizacionais

Gestão da mudança amortece impacto das grandes transições organizacionais

20 de junho de 2024

Toda mudança gera algum impacto nas pessoas envolvidas, e isso vale também para as corporações, principalmente as contemporâneas, que têm enfrentado ruptu...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edições anterioresGestão
Simulação de regimes tributários: Simples Nacional x Lucro Presumido

Simulação de regimes tributários: Simples Nacional x Lucro Presumido

10 de fevereiro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230007E&S 2023,4: e20230007 Manuella Brandl Barbosa de Freitas e Matheus da Costa Gomes Na atual conjuntura do país, com enorme c...

Edson Mota

Mais recentes

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda
Séries

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

<i>Gap</i> digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?
Entrevistas

Gap digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?

Processo de hierarquização de projetos de cargas indivisíveis
Edição atualGestão

Processo de hierarquização de projetos de cargas indivisíveis

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege