• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevista
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevista

A inclusão no ambiente corporativo e o “tokenismo”

16 de agosto de 2024

2 min de leitura

Para especialista, embora algumas empresas tenham boa vontade com relação à diversidade, ações isoladas ainda existem

Segundo estudos conduzidos pela Mckinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial na liderança apresentam retorno financeiro superior. Coincidência ou não, inclusão e diversidade são tópicos que estão sempre em alta no mundo corporativo. Por causa disso, empresas com esse posicionamento têm boa reputação no mercado, o que traz um diferencial competitivo e impacta na atração e retenção de talentos. No caso das pessoas com deficiência, além de ser considerada uma boa prática, no Brasil sua contratação é prevista em lei – entre 2% e 5% das vagas das empresas com mais de 99 funcionários devem ser destinadas às pessoas com deficiência (PCDs).

Mas e do ponto de vista dos colaboradores, como é a experiência das pessoas com deficiência nas empresas? Nossa entrevista deste mês no videocast da Revista Estratégias e Soluções (E&S), da Editora Pecege, é com a psicóloga Ana Marques, que contou um pouco a respeito do seu dia a dia como especialista em diversidade e inclusão em uma multinacional. A perspectiva da entrevistada foi duplamente interessante porque, além de tratar do tema profissionalmente, ela própria é uma pessoa com deficiência. Ana, que é surda bilateral oralizada (tem perda auditiva, mas usa a fala para se comunicar) e perita em leitura labial, participou de uma conversa interessante com a apresentadora Soraia Fessel. Assista abaixo.

*Vídeo legendado pela Skylar

A psicóloga Ana Marques conta que seu processo de desenvolvimento foi desafiador desde cedo, porque ela cresceu sem referências, em um meio exclusivamente com pessoas ouvintes, e estudou em escolas regulares sem programas de inclusão.

No âmbito profissional, hoje ela conduz treinamentos que descreve como “grupos terapêuticos”, porque durante os eventos as pessoas acabam percebendo as ideias pré-concebidas que muitas vezes mantêm sobre o tópico da diversidade. “Às vezes até me chamam no privado depois, querem conversar”, conta. Segundo Ana, muitos afirmam que “não são pessoas ruins, mas cresceram com essa ideia [preconceituosa]”.  

Para ela, o ambiente corporativo brasileiro ainda não está preparado para acolher as PCDs, embora várias instituições tenham boa vontade. “A gente sabe que tem empresas que fazem ‘tokenismo’ [ações isoladas de inclusão]”.

“No mundo corporativo, se você fala inglês ou espanhol, você tem um salário maior, consegue bons empregos, mas se você fala Libras, você não tem isso”, diz. “Se você não está preparado para receber uma pessoa surda em Libras no seu espaço, como você vai vender para ela?”, provoca. “Há a necessidade de [haver uma] transformação cultural até chegar à inclusão”, afirma.

Sobre a entrevistada

Ana Marques é psicóloga, especialista em gestão de pessoas e consultora especialista em diversidade e inclusão. Faz parte do Alumni do MBA em Gestão de Pessoas da USP/Esalq.

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Edições anterioresGestão
Pandemia, ansiedade e o surgimento do conceito de ultraconveniência no Brasil

Pandemia, ansiedade e o surgimento do conceito de ultraconveniência no Brasil

23 de novembro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230118E&S 2023,4: e20230118 Letícia de Paula Leite Fasolari; Maria Cecília Guilherme Siffert Pereira Diniz Em 2020, o mundo se d...

Luiz Eduardo Giovanelli
Edições anterioresGestão
Planejamento tributário em teleinformática: comparativo entre o lucro presumido e o simples nacional

Planejamento tributário em teleinformática: comparativo entre o lucro presumido e o simples nacional

1 de junho de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230011E&S 2023,4: e20230011 Ariadine Bernardinelli Silva; Milena Moscardini Nabelice Guasti Lima O planejamento tributário é a f...

Luana Coletti
Edições anterioresGestão
Crescimento dos “marketplaces” e manutenção pós-pandemia na perspectiva do consumidor

Crescimento dos “marketplaces” e manutenção pós-pandemia na perspectiva do consumidor

19 de outubro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230029E&S 2023,4: e20230029 Ingrid Tedeschi Teixeira de Campos; Ingrid de Matos Martins Em dezembro de 2019, autoridades chinesas...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Luiz Eduardo Giovanelli
Edições anterioresGestão
Ações de CRM e a percepção dos consumidores em relação ao recebimento de e-mails enviados por empresas

Ações de CRM e a percepção dos consumidores em relação ao recebimento de e-mails enviados por empresas

26 de abril de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20230046 E&S 2024, 5: e20230046 Bethania Fernandes da Fonseca; Rafael Herman Mauro Não há dúvida de que as inovações digitais e...

Luiz Eduardo Giovanelli

Mais recentes

Identificação das partes interessadas no programa Conservador das Águas
Edição atualGestão

Identificação das partes interessadas no programa Conservador das Águas

Estratégias de marketing digital das marcas brasileiras de moda de luxo
Edição atualGestão

Estratégias de marketing digital das marcas brasileiras de moda de luxo

Imposto de Renda 2025: principais mudanças e os desafios para o contribuinte
Análise de ConjunturaEdição atual

Imposto de Renda 2025: principais mudanças e os desafios para o contribuinte

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege