• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevista
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevista

Conversa empreendedora: oportunidades de negócio e criação da proposta de valor

19 de janeiro de 2024

2 min de leitura

Identificar uma oportunidade de negócio num mercado já saturado é uma tarefa desafiadora. Imagine então criar a proposta de valor da marca? A boa notícia é que existem técnicas que podem ajudar 

Muitos temas costumam ficar dançando na cabeça de quem pensa em abrir o próprio negócio ou quer alavancar uma marca. Empreendedorismo, proposta de valor, conquista e fidelização do cliente, experiência do consumidor. Independentemente do segmento da empresa, o desafio é parecido: por onde começar? A entrevista abaixo, em forma de bate-papo entre a jornalista Soraia Fessel e dois especialistas no assunto, dá várias pistas a quem está interessado no tema.

Vale a pena assistir para saber o que Eduardo Soriano, consultor de negócios do Pecege, e Sabrina Scarpare, “storyteller”, jornalista e comunicadora, têm a dizer!

“O brasileiro é muito empreendedor por necessidade”, afirma Eduardo Soriano, do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios do Pecege. Primeiro, porém, é importante “analisar se o mercado quer absorver aquilo que ele está criando”, diz. Várias ferramentas podem ajudar nesse “brainstorming”, como a modelagem de negócios (Canvas).

Existe inovação, para se diferenciar da concorrência? Quem é o público-alvo? Uma vez “modelado” o negócio, é preciso pensar na comunicação com os clientes em potencial, a fim de despertar interesse para o seu produto.

“Storytelling”

Parece fácil, mas essa tarefa também exige algumas técnicas. É preciso “estruturar a mensagem para que o receptor entenda e se interesse”, explica Sabrina Scarpare, autora do curso on-line “Destrave sua História – ‘storytelling’ para negócios na Internet”, lançado no início de 2022. Sabrina ajuda empreendedores a construir as histórias de suas marcas com clareza usando a técnica do “storytelling”, por meio da qual é possível definir os objetivos da narrativa e estruturar o conteúdo, traçando a estratégia e o posicionamento do negócio.

Sobre os entrevistados

Eduardo Soriano é “business developer” do Pecege Go, área de novas oportunidades de negócios e inteligência de mercado do Pecege.

Sabrina Scarpare é “storyteller”, jornalista e comunicadora com vasta experiência na área da comunicação, passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista e jornal impressos. Também ministra aulas de mídia digital e faz apresentações, palestras e consultorias. Fez pós-graduação em Gestão Digital e Mídias Sociais e tem certificação internacional em “storytelling” pela Mcsill Story Studio, em parceria com o Departament for Internacional Trade, da Inglaterra, além de formação em “storytelling” marketing pela Escola Estado da Art.

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Soraia Fessel

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Entrevista
Possibilidade de exportação de produtos de chocolate brasileiros para o mercado coreano, o que esse título representa para você?

Possibilidade de exportação de produtos de chocolate brasileiros para o mercado coreano, o que esse título...

28 de abril de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230042E&S 2023,4: e20230042 Para a Revista E&S, que tem a missão de disseminar conhecimento por meio de artigos científicos...

Soraia Fessel
Entrevista
A inclusão no ambiente corporativo e o “tokenismo”

A inclusão no ambiente corporativo e o “tokenismo”

16 de agosto de 2024

Para especialista, embora algumas empresas tenham boa vontade com relação à diversidade, ações isoladas ainda existem Segundo estudos conduzidos pela Mckin...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Entrevista
Ferramentas monitoram riscos e ajudam a expandir o crédito rural

Ferramentas monitoram riscos e ajudam a expandir o crédito rural

14 de abril de 2025

Desembolso do Plano Safra 2023/24 foi 13% maior que o anterior O Brasil tem experimentado uma expansão nas linhas de crédito rural, estimulada tanto por polí...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edições anterioresGestão
Gerenciamento de projetos usando métodos híbridos na tecnologia da informação de uma Instituição Financeira

Gerenciamento de projetos usando métodos híbridos na tecnologia da informação de uma Instituição Finance...

17 de junho de 2021

DOI: 10.22167/2675-6528-20210005 E&S 2021.2: e.20210005 Fernando Rocha Moreira e Gressa Amanda Chinelato Com o avanço da tecnologia e da competitividade no...

Edson Mota

Mais recentes

Estratégias de marketing digital das marcas brasileiras de moda de luxo
Edição atualGestão

Estratégias de marketing digital das marcas brasileiras de moda de luxo

Imposto de Renda 2025: principais mudanças e os desafios para o contribuinte
Análise de ConjunturaEdição atual

Imposto de Renda 2025: principais mudanças e os desafios para o contribuinte

A inclusão dos surdos no trabalho: um desafio bilíngue e bicultural
Edição atualGestão

A inclusão dos surdos no trabalho: um desafio bilíngue e bicultural

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege