• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevista
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevista

Preciso mesmo usar todas as ferramentas digitais para alavancar a minha marca?

23 de agosto de 2023

2 min de leitura

Existem várias ferramentas do marketing digital que ajudam a dar visibilidade ao negócio, mas muitos ainda se perguntam se é necessário usar todo o aparato disponível para conseguir resultados. Em busca de respostas, a Revista Estratégia e Soluções entrevistou Liliane Ferrari, consultora estratégica para projetos digitais com foco em mídias sociais e professora dos cursos de MBA USP/Esalq. Assista a entrevista na íntegra abaixo.

O marketing digital é sem dúvida a melhor estratégia para o crescimento de uma empresa ou de uma marca. Podemos afirmar que o uso das ferramentas digitais traz visibilidade ao negócio e, por consequência, aumento de receita, além de cativar o público-alvo.  

No entanto, muita gente ainda pergunta: será mesmo que devo usar todas as ferramentas digitais disponíveis para alavancar o meu negócio?  Não queremos ficar com esse ponto de interrogação, portanto, fomos atrás das respostas.

Foi assim que nos deparamos com dicas preciosas. Uma delas foi: depende do autoconhecimento da sua marca. É isso mesmo, esse é o primeiro passo para definir suas estratégias por meio das diversas plataformas. É lógico que a pitada fundamental para essa decisão é analisar o tamanho da sua marca. Pensar para depois planejar faz toda diferença.

Pesquisas

Agora que descobrimos o início do fio deste novelo tecnológico para a tomada de decisão, anota a segunda dica de ouro: ouça o que as pessoas estão falando sobre o seu segmento. Para isso, abuse das pesquisas e acompanhe o monitoramento nas mídias digitais. Associando essas duas estratégias você chega numa análise ideal.

Para finalizar, além de desvendar as estratégias ideais para o crescimento da sua marca, tentamos ir além e pensar sobre o futuro deste mercado digital. Ainda não dá para prever, porém, conseguimos identificar as novas tendências do mercado e pressagiar o surgimento de novas profissões.

Como nossa entrevistada costuma dizer, entre nesse mar aberto que é a internet.

Então, vamos mergulhar nesta conversa?

Sobre a entrevistada

Liliane Ferrari é consultora estratégica para projetos digitais com foco em mídias sociais e professora dos cursos de MBA USP/Esalq. Ao se formar em jornalismo, o destino a direcionou para o início da internet, onde o blog era uma das poucas ferramentas usadas para inovar na comunicação com a publicação de textos escritos e vídeos. A partir desse experimento autônomo, foi convidada a ministrar aulas em um dos cursos pioneiros do Brasil voltados para blogs corporativos. Em 2020, entrou para a lista dos 100 especialistas que marcaram a história da internet brasileira pela Locaweb.

Quem editou este artigo

Soraia Fessel

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Entrevista
O caminho das marcas rumo à internacionalização

O caminho das marcas rumo à internacionalização

16 de novembro de 2023

Quais são as melhores estratégias para impulsionar uma marca que pretende cruzar fronteiras e conquistar espaço em territórios internacionais? Esse é o tem...

Luiz Eduardo Giovanelli
Entrevista
Brasil já vive no futuro da transição energética

Brasil já vive no futuro da transição energética

28 de março de 2024

Enquanto a maior parte da matriz energética mundial ainda é fóssil, 44% das fontes de energia brasileiras são renováveis Já pensou em ter um carro movido...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edições anterioresGestão
Experiência do cliente na redução da taxa de evasão em empresa especializada em tecnologia agrícola

Experiência do cliente na redução da taxa de evasão em empresa especializada em tecnologia agrícola

7 de novembro de 2022

DOI: 10.22167/2675-6528-20220033E&S 2022,3: e20220033 Alan Yago Barbosa de Lima e Alexandre Barreto de Almeida O custo necessário para prospectar clientes...

Edson Mota
Edições anterioresGestão
Benchmarking de instituições de ensino EaD que ofertam trilhas de aprendizagem

Benchmarking de instituições de ensino EaD que ofertam trilhas de aprendizagem

9 de dezembro de 2022

DOI: 10.22167/2675-6528-20220035E&S 2022,3: e20220035 Luana Yoneda Coletti e Marcelo Victor Teixeira A ideia por trás do conceito de “lifelong learningâ€...

Edson Mota

Mais recentes

Estratégias de marketing digital das marcas brasileiras de moda de luxo
Edição atualGestão

Estratégias de marketing digital das marcas brasileiras de moda de luxo

Imposto de Renda 2025: principais mudanças e os desafios para o contribuinte
Análise de ConjunturaEdição atual

Imposto de Renda 2025: principais mudanças e os desafios para o contribuinte

A inclusão dos surdos no trabalho: um desafio bilíngue e bicultural
Edição atualGestão

A inclusão dos surdos no trabalho: um desafio bilíngue e bicultural

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege