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Entrevistas

Segmentação e Posicionamento: as ferramentas fundamentais para o sucesso da empresa

1 de novembro de 2022

2 min de leitura

DOI: 10.22167/2675-6528-20220032
E&S 2022,3: e20220032

por Soraia Fessel

Sem informações e sem análise é muito difícil competir em qualquer mercado. Todo e qualquer dado existente, hoje, no mercado, coletado primariamente com os clientes e com os canais de distribuição é ouro.”

Independentemente se a sua empresa é grande, média ou pequena, é necessário entender que não é o tamanho que importa, mas a compreensão de que o sucesso depende da sua missão de atender às necessidades e desejos do cliente que busca seus produtos e serviços.

Para manter-se viva e com longevidade no mercado, é preciso que a organização pesquise sobre si própria, buscando descobrir qual é o ambiente competitivo em que está inserida, e sobre os hábitos, as tendências e as percepções dos clientes, de modo a permitir que duas estratégias fundamentais de marketing sejam trabalhadas: Segmentação e Posicionamento.

Em conversa com o entrevistado, o Professor e Consultor Caetano Haberli Junior, foram apresentadas dicas preciosas de marketing, voltadas principalmente à Segmentação, que é, basicamente, a definição de quem é o seu cliente, e o Posicionamento da marca, ou seja, o espaço que a empresa conquista na mente dos clientes, levando-os à fidelização. Dessa maneira, o marketing possibilita que ideias, metas e objetivos sejam transformados em ações efetivas e assertivas.

Outro importante aspecto discutido, que faz parte do marketing da Empresa do futuro – e por que não dizer, do presente? –, foi a necessidade da análise de dados coletados em pesquisas, sejam elas quantitativas ou qualitativas. Ouve-se muito a respeito de Big Data, isto é, das grandes bases de dados, que estão fortemente ligadas à Inteligência Artificial (IA), mas muitos dos dados coletados e armazenados nessas bases não passam por análises e processamento, impossibilitando a obtenção de resultados precisos que poderiam alavancar a empresa com a segmentação e incremento no posicionamento. Dados bem utilizados fomentam a capacidade de entender o mercado e o cliente, além de possibilitar a realização de um “Raio-X” de dentro da própria empresa.

Foram muitas as informações compartilhadas pelo profissional, buscando compartilhar o que há de melhor e mais atual, de modo que as discussões aqui reunidas “valem ouro”, maneira que foi definida a conversa conduzida: “no final do arco-íris, você vai encontrar o pote de ouro que fará toda a diferença no seu dia a dia”.

Sobre o Entrevistado

Caetano Haberli Junior, Doutor em Sistemas de Informação, Pesquisador, Professor de ensino superior e Consultor de Marketing.

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Quem editou este artigo

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Edson Mota

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