• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevistas
    • Séries
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevistas

Preciso mesmo usar todas as ferramentas digitais para alavancar a minha marca?

23 de agosto de 2023

2 min de leitura

Existem várias ferramentas do marketing digital que ajudam a dar visibilidade ao negócio, mas muitos ainda se perguntam se é necessário usar todo o aparato disponível para conseguir resultados. Em busca de respostas, a Revista Estratégia e Soluções entrevistou Liliane Ferrari, consultora estratégica para projetos digitais com foco em mídias sociais e professora dos cursos de MBA USP/Esalq. Assista a entrevista na íntegra abaixo.

O marketing digital é sem dúvida a melhor estratégia para o crescimento de uma empresa ou de uma marca. Podemos afirmar que o uso das ferramentas digitais traz visibilidade ao negócio e, por consequência, aumento de receita, além de cativar o público-alvo.  

No entanto, muita gente ainda pergunta: será mesmo que devo usar todas as ferramentas digitais disponíveis para alavancar o meu negócio?  Não queremos ficar com esse ponto de interrogação, portanto, fomos atrás das respostas.

Foi assim que nos deparamos com dicas preciosas. Uma delas foi: depende do autoconhecimento da sua marca. É isso mesmo, esse é o primeiro passo para definir suas estratégias por meio das diversas plataformas. É lógico que a pitada fundamental para essa decisão é analisar o tamanho da sua marca. Pensar para depois planejar faz toda diferença.

Pesquisas

Agora que descobrimos o início do fio deste novelo tecnológico para a tomada de decisão, anota a segunda dica de ouro: ouça o que as pessoas estão falando sobre o seu segmento. Para isso, abuse das pesquisas e acompanhe o monitoramento nas mídias digitais. Associando essas duas estratégias você chega numa análise ideal.

Para finalizar, além de desvendar as estratégias ideais para o crescimento da sua marca, tentamos ir além e pensar sobre o futuro deste mercado digital. Ainda não dá para prever, porém, conseguimos identificar as novas tendências do mercado e pressagiar o surgimento de novas profissões.

Como nossa entrevistada costuma dizer, entre nesse mar aberto que é a internet.

Então, vamos mergulhar nesta conversa?

Sobre a entrevistada

Liliane Ferrari é consultora estratégica para projetos digitais com foco em mídias sociais e professora dos cursos de MBA USP/Esalq. Ao se formar em jornalismo, o destino a direcionou para o início da internet, onde o blog era uma das poucas ferramentas usadas para inovar na comunicação com a publicação de textos escritos e vídeos. A partir desse experimento autônomo, foi convidada a ministrar aulas em um dos cursos pioneiros do Brasil voltados para blogs corporativos. Em 2020, entrou para a lista dos 100 especialistas que marcaram a história da internet brasileira pela Locaweb.

Quem editou este artigo

Soraia Fessel

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Entrevistas
Tilapicultura de alta rentabilidade e produtividade

Tilapicultura de alta rentabilidade e produtividade

25 de fevereiro de 2022

DOI: 10.22167/2675-6528-20220021 E&S 2022,3: e20220021 por Soraia Fessel Como toda atividade agropecuária, a piscicultura é extremamente competitiva e par...

Edson Mota
Edições anterioresGestão
Blockchain e compliance como ferramenta nas organizações: bibliometria e análise quantitativa

Blockchain e compliance como ferramenta nas organizações: bibliometria e análise quantitativa

24 de novembro de 2022

DOI: 10.22167/2675-6528-20220034E&S 2022,3: e20220034 Raphael Ewandyr Aguiar Hoje, na sociedade moderna, a globalização é vista como um fenômeno natural...

Edson Mota
Entrevistas
Projeto pretende transformar Piracicaba em cidade-esponja

Projeto pretende transformar Piracicaba em cidade-esponja

24 de março de 2025

Segundo especialistas, soluções simples, como os “jardins de chuva”, podem ser eficazes para resolver o problema das enchentes Piracicaba, no interior de...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edições anterioresGestão
Gerenciamento de risco no agronegócio: estratégias de <i>hedge</i> para o produtor rural

Gerenciamento de risco no agronegócio: estratégias de hedge para o produtor rural

15 de maio de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20230065E&S 2024, 5: e20230065 Antônio Costa Ferreira Neto; Rodrigo Marques Nascimento; Lucas da Costa Santos Desde o início das c...

Luiz Eduardo Giovanelli

Mais recentes

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte
Séries

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda
Séries

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

<i>Gap</i> digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?
Entrevistas

Gap digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege