• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevistas
    • Séries
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevistas

Segmentação e Posicionamento: as ferramentas fundamentais para o sucesso da empresa

1 de novembro de 2022

2 min de leitura

DOI: 10.22167/2675-6528-20220032
E&S 2022,3: e20220032

por Soraia Fessel

Sem informações e sem análise é muito difícil competir em qualquer mercado. Todo e qualquer dado existente, hoje, no mercado, coletado primariamente com os clientes e com os canais de distribuição é ouro.”

Independentemente se a sua empresa é grande, média ou pequena, é necessário entender que não é o tamanho que importa, mas a compreensão de que o sucesso depende da sua missão de atender às necessidades e desejos do cliente que busca seus produtos e serviços.

Para manter-se viva e com longevidade no mercado, é preciso que a organização pesquise sobre si própria, buscando descobrir qual é o ambiente competitivo em que está inserida, e sobre os hábitos, as tendências e as percepções dos clientes, de modo a permitir que duas estratégias fundamentais de marketing sejam trabalhadas: Segmentação e Posicionamento.

Em conversa com o entrevistado, o Professor e Consultor Caetano Haberli Junior, foram apresentadas dicas preciosas de marketing, voltadas principalmente à Segmentação, que é, basicamente, a definição de quem é o seu cliente, e o Posicionamento da marca, ou seja, o espaço que a empresa conquista na mente dos clientes, levando-os à fidelização. Dessa maneira, o marketing possibilita que ideias, metas e objetivos sejam transformados em ações efetivas e assertivas.

Outro importante aspecto discutido, que faz parte do marketing da Empresa do futuro – e por que não dizer, do presente? –, foi a necessidade da análise de dados coletados em pesquisas, sejam elas quantitativas ou qualitativas. Ouve-se muito a respeito de Big Data, isto é, das grandes bases de dados, que estão fortemente ligadas à Inteligência Artificial (IA), mas muitos dos dados coletados e armazenados nessas bases não passam por análises e processamento, impossibilitando a obtenção de resultados precisos que poderiam alavancar a empresa com a segmentação e incremento no posicionamento. Dados bem utilizados fomentam a capacidade de entender o mercado e o cliente, além de possibilitar a realização de um “Raio-X” de dentro da própria empresa.

Foram muitas as informações compartilhadas pelo profissional, buscando compartilhar o que há de melhor e mais atual, de modo que as discussões aqui reunidas “valem ouro”, maneira que foi definida a conversa conduzida: “no final do arco-íris, você vai encontrar o pote de ouro que fará toda a diferença no seu dia a dia”.

Sobre o Entrevistado

Caetano Haberli Junior, Doutor em Sistemas de Informação, Pesquisador, Professor de ensino superior e Consultor de Marketing.

Aproveite e acesse:

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Edson Mota

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Entrevistas
Análise preditiva ajuda a antecipar insatisfações e corrigir rota

Análise preditiva ajuda a antecipar insatisfações e corrigir rota

31 de julho de 2024

Profissional do futuro não poderá prescindir do pensamento analítico O Fórum Econômico Mundial prevê que, até 2027, as habilidades mais procuradas pelos...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Entrevistas
Possibilidade de exportação de produtos de chocolate brasileiros para o mercado coreano, o que esse título representa para você?

Possibilidade de exportação de produtos de chocolate brasileiros para o mercado coreano, o que esse título...

28 de abril de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230042E&S 2023,4: e20230042 Para a Revista E&S, que tem a missão de disseminar conhecimento por meio de artigos científicos...

Soraia Fessel
Entrevistas
Tilapicultura de alta rentabilidade e produtividade

Tilapicultura de alta rentabilidade e produtividade

25 de fevereiro de 2022

DOI: 10.22167/2675-6528-20220021 E&S 2022,3: e20220021 por Soraia Fessel Como toda atividade agropecuária, a piscicultura é extremamente competitiva e par...

Edson Mota
Edição atualGestão
Interação em rede social como sinalizador de déficit de valor em empresa de suplementos nutricionais

Interação em rede social como sinalizador de déficit de valor em empresa de suplementos nutricionais

19 de março de 2025

DOI: 10.22167/2675-6528-20240048E&S 2025, 6: e202400048 Marco Aurélio da Silva Ribeiro-Sousah e Bethania Fernandes da Fonseca O surgimento da Covid-19 e se...

Luiz Eduardo Giovanelli

Mais recentes

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte
Séries

Identidade Pecege – Episódio 3: Erica Donatte

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda
Séries

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

<i>Gap</i> digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?
Entrevistas

Gap digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege